ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 13/04/2024 - 9:18
Adolescente engoliu por acidente o objeto, que ficou preso nas cordas vocais. (Foto: Reprodução / New England Journal of Medicine)
Adolescente engoliu por acidente o objeto, que ficou preso nas cordas vocais. (Foto: Reprodução / New England Journal of Medicine)

Um adolescente estadunidense de 14 anos deu entrada no hospital com rouquidão e dificuldade para engolir, mas ao ser examinado pelos médicos, foi descoberto que uma moeda de 25 centavos estava presa entre as cordas vocais do garoto.

Ele teria engolido o objeto por acidente, mas não relatou dificuldades para respirar. As radiografias revelaram que a moeda estava presa em uma posição pouco provável, na vertical. Os médicos registraram a situação bizarra em um estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine.

“Quando aspirados pelas vias aéreas por crianças mais velhas, corpos estranhos normalmente se alojam mais distalmente [afastado] do que nesse caso, parando na traqueia ou no brônquio principal, devido à ação da gravidade e ao maior tamanho das vias aéreas”, escreve a equipe médica no artigo.

Neste caso, a moeda se alojou em um pequeno espaço localizado entre a glote e a traquéia, a subglote, região das cordas vocais. Ao fazer o exame de endoscopia, os médicos obtiveram imagens do objeto preso na posição vertical.

Foi realizada uma cirurgia de emergência para retirar a moeda através de uma ferramenta usada para agarrar e puxar o objeto. A garganta do garoto não sofreu danos permanentes e ele recebeu alta pouco depois.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem