ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 13/10/2023 - 19:41

Os frades da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil lançam nesta terça-feira (17) o livro História. Raízes. Celebração, que comemora os 80 anos da chegada dos frades franciscanos em Goiás, Tocantins e Distrito Federal. A cerimônia será realizada às 19 horas na sede da União Literária Anapolina (ULA), localizada na Rua Ernesto de Pina Qd 01 Lt 06, no bairro Maracananzinho. O livro resgata a história e as contribuições franciscanas para a educação, a caridade e a fé.

A Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil tem sede em Anápolis e é mantenedora da Rede Educacional Franciscana (REF), que inclui os colégios São Francisco de Assis (Anápolis), Sagrado Coração de Jesus (Pires do Rio) e Santo Antônio (Brasília), da Fundação de Assistência Social de Anápolis (FASA), ou seja, da Santa Casa de Anápolis, e da Fundação Frei João Batista Vogel (rádios São Francisco 97.7 FM, 96.3 FM e Cultura 101.1 FM). Além de outras frentes de trabalho como paróquias e missões.

Autorias

No livro, fotos históricas em preto e branco dividem espaço com imagens em alta resolução capturadas por drones. Trata-se de uma verdadeira caminhada pelos últimos 80 anos. Dessa forma, a obra foi escrita pela jornalista Letícia Jury, com diagramação da pedagoga e artista plástica Marlene Prata e revisão de Ilar Ribeiro, além do apoio dos frades, colaboradores da Província e membros de movimentos religiosos.

“Revivemos toda esta história bonita de desafios, mas sem sombra de dúvida, de uma memória positiva de tudo que construíram com muita dificuldade. Então, tudo que temos hoje nas cidades onde estão nossas missões, tem um pouco da cultura dos franciscanos norte-americanos”, ressalta Frei Carlos Antônio da Silva, Ministro Provincial e idealizador do livro.

O Ministro Provincial explica também que a intenção do livro é registrar e celebrar as oito décadas de existência da Província. “Não temos a pretensão historiográfica, mas sim de apresentar uma obra ilustrada, com depoimentos, lembranças e reflexões. Um pequeno e simbólico registro do espírito desbravador e missionário, que muito nos orgulha e nos inspira”, diz.

 

O livro

Nesse sentido, a primeira de três partes, chamada “História”, narra a trajetória dos nove primeiros frades estadunidenses que chegaram ao Brasil. Portanto, são os primeiros registros da adaptação à nova cultura. Estão retratadas neste capítulo a recepção do povo, a criação dos conventos, a chegada de novos missionários ao longo das décadas, das irmãs Franciscanas de Allegany, as escolas paroquiais, os primeiros atendimentos de saúde e ações sociais.

Na segunda parte, “Raízes”, são destacadas as ações missionárias de frades norte-americanos em diferentes cidades.  O capítulo termina com um entrevista ao frei Donaldo Chin, o religioso jamaicano dedicou grande parte de seus 83 anos de vida à missão religiosa. “Antes a nossa missão era muito voltada às paróquias da zona rural, agora a maior parte é urbana, houve uma grande mudança“, afirma.

Por fim, a terceira e última parte do livro é intitulada “Celebração” e retrata os dias atuais. São apresentadas as escolas, paróquias, movimentos religiosas, obras sociais, missões, vocações, evangelização dentre outros aspectos da vida dos frades.

A obra completa pode ser acessada através do QR code:

 

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem