ANÁPOLIS GOIÁS
SUPER NOITE ESPECIAL
Atualizado em 01/02/2024 - 18:20

O Governo Federal deve começar na segunda semana de fevereiro a distribuição da vacina contra a dengue. 521 municípios de 15 estados e do DF, inclusive Anápolis, foram selecionados para receber doses do imunizante em 2024. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024.

Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade terão prioridade na vacinação, a faixa etária concentra o segundo maior número de hospitalizações por dengue, conforme o Ministério da Saúde.

O maior índice de casos graves está entre os idosos, mas pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos que comprovem a segurança do imunizante para esta população.

Epidemia de dengue

Casos da doença têm aumentado em todo o Brasil no início deste ano, a situação já é considerada uma epidemia por autoridades da saúde. Goiás é o quinto estado com mais casos de dengue e registrou quase 7 mil casos apenas em janeiro de 2024, um aumento de 10% em relação ao mesmo mês em  2023. Outros 131 municípios goianos além de Anápolis devem receber doses do imunizante.

Prevenção

Larva de mosquito da dengue (Foto: Reprodução / Wikipedia)
Larva de mosquito da dengue (Foto: Reprodução / Wikipedia)

A vacina previne apenas os casos graves da doença e não será distribuída para toda a população em um primeiro momento. Por isso, é necessário estar atento às medidas de prevenção e proteção contra a dengue:

  • Caixas d’água devem ser mantidas bem seladas;
  • Guarde em áreas cobertas os pneus e outros objetos que possam juntar água;
  • Feche bem os sacos de lixo;
  • Elimine acúmulos de entulho e sucata;
  • Limpe as calhas do telhado;
  • Coloque areia no pratinho dos vasos de plantas;
  • Remova e esvazie qualquer objeto que possa juntar água, até mesmo uma tampinha de garrafa PET pode ser criadouro do Aedes aegypti.

Lembre-se: o mosquito gosta de água parada e limpa.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem