ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 13/10/2023 - 19:37

Um eclipse solar acontecerá neste sábado (14). O fenômeno astronômico é raro e ocorre quando a lua se posiciona na frente do sol, projetando uma sombra sobre a superfície da terra. Devido a esta dinâmica, haverá áreas do Brasil em que o sol ficará totalmente coberto pela lua, sendo visível apenas um anel de luz vermelha ao seu redor, o eclipse anular. Já em outras, como será em Goiás, o sol será parcialmente coberto pela lua.

Confira o mapa:

Caminho do <yoastmark class=

Conforme o site Time and Date o eclipse anular será visível em toda a área em vermelho, nas áreas em laranja acontecerá o eclipse parcial. As regiões Norte e Nordeste terão a melhor visibilidade do fenômeno no Brasil, seguidas pela Região Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Goiás e Anápolis

Visibilidade do eclipse em Goiás (Foto: Captura / Time and Date)

Todas as regiões de Goiás poderão acompanhar o eclipse, a melhor visibilidade será nos municípios do extremo norte do estado, com 70% da área do sol encoberta.

Quanto mais ao sul, menor será a sombra projetada pela lua. Portanto, a área do mapa em laranja terá cobertura do sol entre 60% e 69%, já as regiões em amarelo escuro, entre 50% e 59%. Em Goiânia, o eclipse começará às 15h25min e atingirá o ponto máximo às 16h45min.

Em Anápolis, o evento começará às 15h25min, o sol será lentamente encoberto até atingir 61% de sombra, às 16h45min, depois disso, a luz voltará aos poucos, o fenômeno chegará ao fim às 17h54min.

Medidas de segurança

Então, olhar diretamente para o sol durante um eclipse solar pode causar graves problemas de visão. Por isso, observe o evento astronômico apenas com óculos ou filtro específicos, olhar o reflexo do sol em um espelho, por exemplo, também é uma possibilidade. Materiais como placa de raio X, filme fotográfico, óculos de sol comum ou vidro com insulfilme não protegerão seus olhos.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem