Mais do que uma celebração simbólica, a Semana da Enfermagem na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis tem servido como oportunidade para refletir sobre o papel essencial da função dentro do hospital. Não apenas na assistência direta aos pacientes, mas como peça-chave na gestão de processos, tomada de decisões clínicas e coordenação do cuidado.
Segundo a diretora administrativa da instituição, Mirlene Garcia, que também é enfermeira, os profissionais da área vêm ganhando cada vez mais destaque na estrutura hospitalar. “Percebemos o quanto o enfermeiro é protagonista do cuidado e o quanto ele é gestor de processos, entendendo a enfermagem como ciência. Ela é uma ciência e precisa ser visto como tal,”, afirmou à Rádio São Francisco.
Ela lembra que a Santa Casa de Anápolis conta hoje com 375 profissionais de enfermagem em atuação. A atuação vai desde a parte técnica até a coordenação de setores críticos. “Não envolve somente a assistência direta que é dada ali no leito do paciente, mas toda a coordenação de um processo para que tudo possa ocorrer com segurança. Desde a entrada desse paciente, seja pra qual finalidade for, a segurança desses procedimentos e de toda essa linha que o paciente vai passar ali dentro da nossa unidade”.
Por fim, a diretora destaca ainda o nível de qualificação da equipe, colocada à prova diante da ampliação de atendimentos na unidade. Com a redução das atividades em outros centros do estado, a Santa Casa tem absorvido uma nova demanda de pacientes. Inclusive, gestantes vindas de cidades como Aparecida de Goiânia, Mineiros e até transportadas por via aérea.
“É um trabalho qualificado. Para além de tudo. Para além de todo o cuidado. Para além da empatia. Para além de tudo aquilo que envolve o contexto enfermagem. Muita ciência nesse processo. Muita qualificação das nossas equipes”, finalizou.
Semana da Enfermagem
Apesar de parte da programação da Semana da Enfermagem já ter sido realizada, o mais relevante, segundo a direção, é a consolidação da enfermagem como ciência e motor de transformação dentro da instituição. Para Mirlene, esse reconhecimento marca uma “virada de chave” que precisa continuar avançando.
Inclusive, até sexta-feira (16), os profissionais da enfermagem serão recebidos com um dose extra de carinho na Santa Casa de Anápolis. Ocorre café da manhã especial, além de atividades de cuidado e bem-estar, como karaokê, massagem relaxante e distribuição de brindes.