A Polícia Federal (PF) realizou a prisão de um brasileiro no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após o indivíduo tentar abrir a porta de um avião em voo. O caso aconteceu na quarta-feira (26), quando o suspeito retornava de Paris, capital da França, depois de ter sua entrada no país europeu negada pela imigração.
Conforme apurado pela coluna Mirelle Pinheiro, do portal Metrópoles, o nome do suspeito é Ricardo Bispo Moraes. Ele teve de ser contido pela tripulação da aeronave com ajuda de outros passageiros, sendo algemado ao assento até a chegada no Brasil e, posteriormente, dos agentes da PF.
Foi instaurado inquérito policial pelo crime de atentado contra a segurança de transporte aéreo. Ricardo Bispo não tinha mandado de prisão em aberto contra ele. Após o episódio, ele passou por audiência de custódia e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva.
O caso
Horas após a decolagem partindo de Paris, o homem causou tumulto no voo. Ele precisou ser contido pela tripulação com a ajuda de passageiros, depois de tentar abrir uma das portas da aeronave.
O comandante acionou a Polícia Federal, que efetuou a prisão do passageiro no desembarque. Segundo relato de testemunhas, os demais passageiros acharam o comportamento do homem estranho e o perceberam muito nervoso. Conforme apurado, ele estava se negando a seguir os avisos da tripulação para se sentar.
Os passageiros ficaram assustados, pois Ricardo os encarava e deixava a perna no corredor do avião. Após a tentativa de abrir a porta, ele foi fixado, com o auxílio de algemas, à sua poltrona.