ANÁPOLIS GOIÁS
SHOW DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 26/02/2024 - 14:06
Confira os sintomas para dengue sem sinais de alerta, com sinais de alerta e dengue grave (Foto: Reprodução / Pixabay)
Confira os sintomas para dengue sem sinais de alerta, com sinais de alerta e dengue grave (Foto: Reprodução / Pixabay)

O agravamento da dengue se caracteriza por uma queda acentuada de plaquetas (componente do sangue) que geralmente leva a vazamentos graves de plasma. Embora essa condição seja chamada muitas vezes de “dengue hemorrágica”, o termo deixou de ser usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, já que estes casos nem sempre apresentam hemorragia. 

De acordo com as diretrizes da OMS, hoje se faz a distinção entre dengue e dengue grave. Enquanto os casos de dengue não grave são subdivididos entre pacientes com ou sem sinais de alerta, a dengue grave é definida quando há vazamento de plasma ou de acúmulo de líquidos, levando a choque ou dificuldade respiratória. Pode haver ainda sangramento grave e comprometimento de órgãos como fígado e até o coração.

A OMS diz que, de 2009 em diante, a magnitude do problema da dengue no mundo aumentou de forma dramática, além de se estender, geograficamente, a muitas áreas anteriormente não afetadas pela doença. Atualmente, a classificação de gravidade clínica para a dengue definida pela OMS e seguida pelo Ministério da Saúde no Brasil é a seguinte:

Dengue sem sinais de alarme

Nesses casos, o paciente apresenta febre geralmente por um período de 2 a 7 dias acompanhada de dois ou mais dos seguintes sintomas: náusea ou vômitos; exantema (erupção cutânea); dor de cabeça ou dor atrás dos olhos; dor no corpo ou nas articulações; petéquias (manchas avermelhadas de tamanho pequeno); e baixos níveis de glóbulos brancos no sangue.

Dengue com sinais de alarme

Qualquer caso de dengue que apresente um ou mais dos seguintes sinais durante ou após a queda da febre: dor abdominal intensa e sustentada ou sensibilidade no abdômen; vômito persistente; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosas; letargia ou inquietação; hipotensão postural (pressão arterial baixa ao levantar-se da posição sentada ou deitada); aumento do fígado; e aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de hemácias no sangue), com queda na contagem de plaquetas.

Dengue grave

Qualquer caso de dengue que apresente uma ou mais das seguintes manifestações clínicas: choque ou dificuldade respiratória devido a extravasamento grave de plasma dos vasos sanguíneos; sangramento intenso; e comprometimento grave de órgãos (lesão hepática, miocardite e outros).

Prevenção

Larva de mosquito da dengue (Foto: Reprodução / Wikipedia)
Larva de mosquito da dengue (Foto: Reprodução / Wikipedia)

É necessário estar atento às medidas de prevenção e proteção contra a dengue:

  • Caixas d’água devem ser mantidas bem seladas;
  • Guarde em áreas cobertas os pneus e outros objetos que possam juntar água;
  • Feche bem os sacos de lixo;
  • Elimine acúmulos de entulho e sucata;
  • Limpe as calhas do telhado;
  • Coloque areia no pratinho dos vasos de plantas;
  • Rmova e esvazie qualquer objeto que possa juntar água, até mesmo uma tampinha de garrafa PET pode ser criadouro do Aedes aegypti.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem