ANÁPOLIS GOIÁS
SHOW DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 18/08/2023 - 11:52

O embaixador Zhu Qingqio e delegação formada por lideranças empresariais e políticas da China estiveram em Goiânia nessa terça-feira (15). O encontro foi a primeira atividade programada para os três dias que os chineses passaram em Goiás. Desse modo, os representantes foram recebidos com um almoço realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

A China é o destino de 46% das exportações goianas, o equivalente a cerca de US$ 6 bilhões por ano. Entre os produtos mais vendidos estão soja e carnes. Os chineses ganharam lembranças que remetem à cultura goiana, como chapéus e livros sobre a história de Goiás.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo, desejou que “esse momento histórico tenha desdobramentos extremamente importantes; seja no aprimoramento da relação comercial com este importante parceiro, como também no compartilhamento de tecnologias, que são fundamentais para o desenvolvimento do Estado de Goiás.” O evento também contou com as presença do vice-governador Daniel Vilela (MDB).

O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqio, destacou que a visita de três dias da delegação a Goiás é a demonstração do grande prestígio que Goiás desfruta com a China. “(Este) é um momento muito especial para Goiás. E a gente entende que poderá potencializar essa, que é a principal parceria comercial do nosso Estado”, afirmou.

Cooperação

Na entrevista, o embaixador Zhu Qingqio destacou que, nos últimos anos, a cooperação entre Goiás e a China está crescendo muito rapidamente. Segundo ele, depois da visita do presidente Lula (PT), a relação entre os dois países entrou em uma fase de desenvolvimento. Então, o embaixador afirmou que a visita da delegação chinesa a Goiás tem como objetivo ver de perto as potencialidades de cooperação no futuro.

O presidente da Faeg, José Mário Schreiner,  declarou: “Nós fomentamos o comércio bilateral, não só vendendo para a China, mas para que possamos comprar tecnologia de ponta e digital, como o próprio embaixador falou”.

Schreiner afirmou ainda que para os produtores rurais goianos, a parceria comercial é extremamente importante. E citou que o segmento está importando tratores da China, “que são tratores espetaculares, que estão entre as melhores marcas do mundo.”

Fonte: Agência Brasil Central

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem