Com a época natalina batendo na porta, já começa aquela vontade de degustar um panetone. Pois bem, que tal fazer a sua própria iguaria natalina? A Prefeitura de Anápolis abriu inscrições para um curso gratuito de produção de panetones.
A iniciativa surge como incentivo para uma geração de renda extra para os últimos meses. Ou até mesmo por mais tempo, afinal, panetone é uma delícia o ano inteiro.
Vale ressaltar que toda produção realizada durante os dias de curso será encaminhada para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Turmas e datas do Curso de Produção de Panetones
Ao todo, serão quatro turmas e as vagas são limitadas, portanto, quem tiver interesse deve se apressar para garantir seu espaço. As inscrições para a primeira turma fecham já na segunda, 11, com as aulas ocorrendo de 18 a 22 de novembro.
A segunda turma terá inscrições entre 13 e 19 de novembro e aulas de 25 a 29 de novembro. Para a terceira turma, os prazos são, respectivamente, de 21 a 28 de novembro (inscrições) e de 2 e 6 de dezembro (aulas). Por fim, a quarta turma receberá inscrições de 30 de novembro a 6 de dezembro, com o curso acontecendo de 9 a 13 de dezembro.
As inscrições podem ser feitas presencialmente no Espaço da Oportunidade, no Centro, das 8h às 16h30. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (62) 3902-2034 ou pelo WhatsApp (62) 8469-9686.
Origem do nome
Nascido na culinária italiana, o panetone chama atenção não só pelo sabor marcante, mas também pelo seu nome. Uma lenda associada a iguaria é a de que um padeiro chamado Toni produziu o pão doce para agradar uma dama. Com isso, pessoas a começaram a pedir pelo “Pani de Toni”, que mais tarde foi chamado de “panetone”.
Entretanto, não há indícios que corroboram com a história. A etimologia da palavra parte do vocábulo panatón, de origem milanesa e com significados controversos. Ademais, há também a dedução de que a palavra panetone tenha surgido da junção de dois termos italianos: panetto (diminutivo de pão) e panone (superlativo de pão). Em tradução literal para o português, seria algo como “pãozinhão”.