Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para socorrer uma criança de dois anos nas imediações do Jardim Itália, em Anápolis, na tarde de segunda-feira (2). Ela havia caído no buraco de uma obra, gerando uma situação complicada para as guarnições de busca e salvamento e resgate pré-hospitalar. Por fim, os militares conseguiram retirar a criança do buraco e a encaminharam para avaliação médica.
Conforme frisa o sargento José, em entrevista ao São Francisco News, a ocorrência “é daquelas que dá um frio na barriga e deixa os nervos à flor da pele”. O comentário do bombeiro militar se deve por conta das dimensões do buraco, com 4m de profundidade e, cerca de 30cm, de diâmetro. Ou seja, um espaço estreito e profundo.
“Nesta profundidade falta ar, a criança poderia estar ferida, ser picada por insetos ou outros animais. Além de estar com a sensação terrível de confinamento em um espaço tão minúsculo. As equipes, comandadas pela sargenta Alessandra e pelo sargento Rodrigues, agiram com maestria, rapidez e precisão nos movimentos”, complementa.
Com técnicas especializadas para o tipo de situação, as guarnições conseguiram efetuar o salvamento de maneira rápida e segura. Tanto que a criança saiu do buraco de obra sem ferimentos aparentes. Mesmo assim, ela foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica para avaliação.
Alerta do Corpo de Bombeiros
Ademais, o sargento José aproveitou para ressaltar que casos semelhantes têm ocorrido com frequência em Anápolis. O bombeiro solicitou maior atenção em construções civis para que buracos dessa magnitude não fiquem expostos sem as devidas sinalizações.
“Serve como um alerta para as autoridades sobre a necessidade de fiscalizar e cobrar dos construtores a proteção adequada dos buracos deixados nas obras, especialmente na ausência dos funcionários”, completa.
Leia mais:
Incêndio atinge terreno no DAIA e bombeiros evitam que fogo atingisse área de preservação