Com mais de 80 anos desde sua fundação oficial, o bairro Jundiaí, em Anápolis, se destaca entre os 275 distritos da cidade. Atualmente repleto de mercados, bancos, escolas, padarias e outros estabelecimentos que fomentam o comércio, o setor passou por início incerto antes de se tornar uma área nobre e tradicional.
A primeira versão do bairro, lançada em 1935 por Odorico Silva Leão, já tinha um nome parecido, mas sem a demanda necessária para “engrenar”. O Parque Jundihay acabou sucumbindo logo após seu lançamento, com a população preferindo se alocar no Centro da cidade que, na época, contava com muita área livre.
Anos depois, uma oportunidade de negócio favoreceu o renascimento do bairro. Em 1941, o ex-governador interino de Goiás, Jonas Duarte, adquiriu terras do antigo Estádio do Jundihay via leilão, as anexou ao setor e, posteriormente, as loteou junto as demais. Porém, foi somente em 1944 que os 2.676 lotes começaram a ser vendidos em Anápolis, já sendo relançados com a nomenclatura atual do bairro: Jundiaí.
Um dos pontos fomentadores do bairro foi a oferta de áreas para entidades e órgãos públicos. Nos dias de hoje, tais localidades são ocupadas por espaços conhecidos e renomados de Anápolis, como o Colégio São Francisco de Assis e o Tiro de Guerra.
“Como ele foi criado com ruas largas, bem organizado, com muitas áreas verdes e muitas áreas públicas, acabou se tornando um bairro mais elitizado justamente por causa da própria estrutura, por ser uma área próxima ao centro“, explica Claudiomir Gonçalves, pesquisador da história da cidade, ao Portal 6.
Jundiaí hoje: um dos bairros mais nobres de Anápolis

Atualmente, o Jundiaí é reconhecido como um dos bairros mais nobres e tradicionais da cidade de Anápolis. Localizado estrategicamente na região Sul, próximo ao Centro, tornou-se um polo residencial e comercial de alto padrão. O Jundiaí abriga, atualmente, imóveis valorizados e uma população de maior poder aquisitivo.
As áreas verdes, como praças e parques, oferecem opções de lazer e contribuem para o bem-estar da comunidade. Inclusive, o ponto mais conhecido do bairro se enquadra no quesito: o Parque Ipiranga. Inaugurado como novo cartão postal da cidade, o local integra área verde na região junto do Parque das Águas e do Jardim Botânico de Anápolis.
A diversidade de estabelecimentos comerciais, que inclui restaurantes sofisticados, cafés, boutiques e serviços especializados, complementa o perfil de excelência do bairro.
A localização privilegiada, com fácil acesso a regiões importantes de Anápolis, solidifica o Jundiaí como área residencial e comercial de destaque. Ademais, o bairro percorreu um longo caminho desde seus primeiros dias como o quase esquecido “Parque Jundihay”.