Uma operação integrada das forças de segurança de Goiás resultou na apreensão de aproximadamente 300 gramas de pedras fel, substância rara e valiosa extraída da vesícula de boi. O material, avaliado em até um milhão de reais, foi encontrado em um veículo que partiu de Rondônia com destino a Anápolis. Segundo o motorista, o material seria entregue a uma mulher chinesa residente em Anápolis, que o remeteria ao mercado asiático.
Em entrevista exclusiva ao jornalista Jonathan Cavalcante, nas Ocorrências Policiais da São Francisco 97,7 FM, o delegado Fábio Marques detalhou a operação e os próximos passos da investigação. A apreensão ocorreu após uma denúncia anônima, na manhã do dia 16.
“A apreensão faz parte de uma ação integrada entre as polícias civil, militar do estado de Goiás e a Secretaria de Fazenda. Após recebermos uma denúncia anônima, equipes passaram a abordar veículos com as características da denúncia e foi possível localizar o material. Ele foi estimado em cerca de um milhão de reais, mas o valor pode ser ainda maior”, disse Fábio Marques.
Após chegarem a Anápolis, o destino final das pedras fel seria o mercado asiático, diz delegado
Segundo o delegado, o motorista revelou que o destino do material seria Anápolis, e que estava sendo transportado a pedido de uma pessoa da cidade. “No final da tarde, o destinatário tentou resgatar o material, razão pela qual o motorista não foi preso e serviu como testemunha. Por isso, investigamos a origem e o destino final dessas pedras.”
O delegado explicou ainda que é difícil obter grandes quantidades dessa substância, uma vez que ela só é encontrada em animais mais velhos. “Precisamos entender se esse material veio de abates clandestinos, domésticos ou se foi furtado de frigoríficos. Então, acreditamos ser mais provável que tenha sido roubado, considerando a dificuldade em juntar essa quantidade.”
Ainda segundo as investigações, o destino final das pedras fel seria o mercado asiático, onde são usadas no tratamento de enfermidades como convulsões, desmaios, febre e várias outras doenças.
“Precisamos compreender o que de fato está acontecendo para deliberar sobre os possíveis crimes envolvidos, como contrabando, furto ou receptação. No momento, temos apenas um crime tributário, já que o material cruzou a fronteira sem o devido recolhimento do ICMS. A transportadora foi multada em R$ 13 mil.”
Desse modo, a Polícia Civil segue investigando o caso, buscando esclarecer o papel da destinatária em Anápolis e a origem das pedras fel.
Ocorrências Policiais
Por fim, ouça na íntegra todos os detalhes das Ocorrências Policiais divulgadas nesta sexta-feira (18):