A Polícia Rodoviária Federal (PRF) entra em 2025 com foco nos veículos de carga, após as ações de Ano Novo. Em entrevista ao programa São Francisco News desta segunda-feira (6), o diretor da 2ª Delegacia da corporação em Anápolis, Luciano Clemente, detalhou a primeira etapa da ‘Operação Descanso Legal’, iniciada nesta semana.
A operação tem como objetivo principal garantir que motoristas de caminhões, carretas e veículos de carga respeitem os períodos obrigatórios de descanso. Segundo Clemente, uma parcela significativa dos condutores insiste em dirigir por longas horas, em alguns casos sob efeito de substâncias que inibem o sono, colocando em risco a segurança nas rodovias.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas profissionais são obrigados a cumprir, ao menos, 11 horas de descanso a cada 24 horas de trabalho, além de realizar pausas de, pelo menos, 30 minutos a cada cinco horas e meia de condução.
“A fiscalização é feita por dois pontos. Ou o motorista apresenta sua planilha de horas, ou pelo cronotacógrafo, que é um equipamento obrigatório nestes tipos de veículos”, explica o diretor.
Exemplo em Anápolis
A ‘Operação Descanso Legal’ também vai verificar se o sistema de freios dos caminhões e carretas está em boas condições. Afinal, veículos maiores em circulação fora dos padrões estabelecidos podem representar mais riscos para quem passa pelas rodovias.
Luciano Clemente, inclusive, nem precisou ir longe para citar um caso relacionado a sistema de frenagem com defeito. Ele comentou sobre a abordagem ocorrida na PRF de Anápolis, neste fim de semana, de um caminhão de nove eixos, daqueles com excesso de dimensão.
“Das 18 rodas dela que freiam, seis estavam isoladas. Então, um veículo que anda com 64 toneladas, que precisa de um sistema de freio operante, tinha 30% dele comprometido”, comenta, alertando que tal fator poderia ser preponderante para um hipotético acidente. “Um erro desses pode fazer com que uma vida seja perdida”.
O diretor frisa que a ação não é direcionada para punir motoristas, mas, sim, alertá-los e orientá-los, tanto que a ‘Operação Descanso Legal’ vinha sendo avisada pela corporação com antecedência.
Aumento de acidentes com veículos de cargas
Entre janeiro e a primeira quinzena de dezembro de 2024, foram registrados 1.703 sinistros (acidentes) de trânsito que envolveram veículos de transporte de cargas. A estatística é 6,37% maior que no mesmo período de 2023, quando foram registrados 1.601 sinistros nas rodovias federais de todo o país. O número de mortes nesses sinistros também aumentou de 509 para 566, alta de 11,2%.
No Brasil, o modal rodoviário corresponde a 60% do transporte de cargas. Sendo assim, a “Operação Descanso Legal I” será realizada nas 27 unidades da Federação, e o objetivo é aumentar essa demanda, segundo a PRF.
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