ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 29/03/2025 - 11:48
foto da atriz larissa manoela e seus pais
'Rixa' entre atriz e seus pais aconteceu em 2023 (Foto: Reprodução)

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa proteger o patrimônio de crianças e adolescentes contra possíveis abusos financeiros por parte de seus pais ou responsáveis legais. Apelidada de “Lei Larissa Manoela”, a proposta da deputada federal Silvye Alves (União-GO) surge após caso emblemático da celebridade e seus pais devido a divergências sobre a gestão de sua carreira enquanto atriz mirim. O texto agora segue para ser votado no Senado Federal.

O Projeto de Lei 3914/23 estabelece medidas concretas para coibir condutas abusivas na administração de recursos obtidos por menores de idade em diferentes áreas, como arte, esporte e entretenimento. Entre as principais novidades estão a possibilidade de intervenção judicial e a obrigatoriedade de prestação de contas.

Principais pontos da lei incluem a restrição do acesso dos responsáveis aos recursos financeiros dos menores, a constituição de uma reserva especial para preservar o patrimônio e a realização de auditorias periódicas nas contas e investimentos. Além do mais, os pais não poderão renunciar a bens ou empresas constituídas em conjunto com os filhos, garantindo maior proteção patrimonial.

“Cada vez é mais comum crianças ganharem dinheiro como artistas e youtubers”, destaca a deputada Soraya Santos, ressaltando a importância da responsabilidade patrimonial. Segundo explicam, a lei não tem caráter punitivo aos pais, mas estabelece limites e transparência na gestão financeira dos jovens talentos.

Após completar 18 anos, os jovens terão até dois anos para solicitar a prestação de contas detalhada sobre a administração de seus bens. Em casos de comprovado abuso, os responsáveis poderão ser responsabilizados judicialmente pelos danos causados.

O projeto, inspirado na história de Larissa Manoela, representa um marco na proteção dos direitos econômicos de crianças e adolescentes, reconhecendo sua condição de sujeitos de direito e merecedores de proteção patrimonial especial.

Relembre a polêmica de Larissa Manoela

Em 2023, Larissa Manoela revelou durante entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que abriu mão de R$ 18 milhões de bens conquistados quando menor de idade após problemas no relacionamento com os pais. A atriz discordava da condutas dos pais na gestão de suas finanças.

Ela disse que quando completou 18 anos, quis saber mais sobre seus negócios. Porém, mesmo depois da maioridade, não sabia quanto ganhava e quantos bens tinha. “Eu só queria entender o negócio. Como estava a questão financeira? Que nunca me era apresentada. Que eu não sabia o que eu recebia, o que estava sendo pago”, explicou na entrevista.

Leia mais:

Quais os carros mais vendidos das principais marcas automotivas?

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem