O rádio conquista cada vez mais audiência. É o que revelam os dados do Inside Áudio 2023, divulgados pela consultoria Kantar IBOPE Media. Conforme a pesquisa, 80% dos brasileiros escutam rádio, em média, durante 3h55 por dia. O levantamento concluiu que a maior parte das pessoas escuta rádio em casa, durante as atividades do dia a dia (58%), mas há também quem acompanhe no carro ou moto particular (27%) e até no trabalho (12%).
Quanto ao tipo de conteúdo, 94% dos ouvintes consomem música, 32% se informam nos noticiários locais e 26% nos noticiários nacionais. Sobre o jornalismo de rádio, 83% dos ouvintes acreditam que o meio apresenta as informações de forma ágil e 64% confiam na credibilidade das notícias transmitidas.
Anunciar em rádio
A pesquisa mensurou ainda o potencial publicitário do rádio, entre os ouvintes, 53% prestam atenção nos anúncios das emissoras. Os comerciais mais lembrados foram exibidos entre programas e as músicas (50%), ações publicitárias feitas por locutores (27%) e promoções na programação (25%).
Além disso, 99 dos 100 maiores anunciantes do país em 2022 estavam presentes no rádio durante o primeiro semestre de 2023.
Investir em anúncio no rádio pode trazer benefícios para o negócio. Entre eles, o custo-benefício, já que o veículo é uma mídia de grande alcance e penetração, com valores mais acessíveis do que a TV, por exemplo.
Então, em Anápolis, as rádios São Francisco 97.7 FM e 96.3 FM são alternativas quando o assunto é resultado.
Rádios mais ouvidas de Anápolis
De acordo com pesquisa do Instituto Voga Brasil, 70.1% dos anapolinos escutam rádio e a São Francisco é a mais ouvida de Anápolis. Desse percentual, 19.2% preferem a 97.7 FM enquanto 15.6%, a 96 FM. Dessa forma, as emissoras são, respectivamente, a primeira e a segunda rádios mais ouvidas da cidade.
Portanto, anunciantes que buscam atingir diferentes faixas de idade e gênero com uma frequência que abrange o eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, podem entrar em contato com o Departamento Comercial da Rádios de Resultado (RDR) — marca comercial que representa as emissoras da Fundação Frei João Batista Vogel.
“É rápido e eficaz. É possível inserir marca, produto ou serviço na programação com agilidade. Nosso time é capaz de identificar necessidade, perfil e público consumidor e planejar a mídia de forma imediata. Os resultados independem do porte, se pequeno comerciante ou grande varejista”, garante o gerente comercial Alex Arruda.