ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 18/06/2024 - 10:04
Em entrevista à Rádio São Francisco FM a nutricionista esportiva e especialista em emagrecimento, Carol Brito explicou mais sobre o micro-ondas. (Foto: Reprodução / Freepik)

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais comuns nas cozinhas de todo o mundo desde a sua popularização nas décadas de 1970 e 1980. No entanto, o uso do aparelho provoca preocupações, em especial ele por funcionar com uma tecnologia ainda não totalmente compreendida por grande parte da população.

Em entrevista à Rádio São Francisco FM, a nutricionista esportiva e especialista em emagrecimento Carol Brito explicou que o micro-ondas funciona a partir de ondas de calor que agem sobre as moléculas de água presentes nos alimentos. A profissional desmistificou também três dos principais mitos sobre esta tecnologia.

Três mitos

1 – Radiação

Um mito comum é o de que o micro-ondas gera radiação e contamina os alimentos. “Ele na verdade gera ondas de calor que também estão presentes em outros utensílios de nossas casas, como as lâmpadas”, explicou a nutricionista.

2 – Perda de nutrientes

Outra informação falsa que muito se reproduz é a de que o aparelho, de alguma forma, degrada ou retira o valor nutricional da comida. “Haverá a perda de nutrientes apenas caso o alimento passe do ponto de cozimento, ou seja, se você queimar a comida. O que se pode perder é água, mas é como se você estivesse cozinhando no fogão”, explica Carol.

3 – Prejudicial para a saúde

Como não há nenhuma forma de contaminação ou perda nutricional relacionada ao forno micro-ondas, também não há prejuízos à saúde. “Não há nenhuma comprovação científica para supostos efeitos prejudiciais do micro-ondas. É construído este mito porque existem radiações que geram ondas de calor, porém o aparelho não trabalha com radiação”, ressalta a nutricionista.

Praticidade

O micro-ondas permite cozinhar ou aquecer os alimentos de forma rápida, oferecendo agilidade e praticidade para ajudar na rotina. “Se você for cozinhar uma batata, no micro-ondas vai levar cinco minutos, se for no fogão pode levar de 15 a 20 minutos ou até mais tempo, dependendo da quantidade”, exemplifica Carol.

Apesar da proliferação de notícias falsas sobre as tecnologias. A nutricionista destaca que as redes, usadas com responsabilidade, podem ser fonte de receitas saudáveis para aproveitar a agilidade oferecida pelo aparelho.

“É só pesquisar na internet, temos o Youtube, temos várias receitinhas no Instagram. No Tiktok também temos muitas receitas. Se você buscar por “receitas saudáveis” nestas plataformas encontrará uma variedade gigantesca”, diz a nutricionista.

Café da manhã rápido e saudável no micro-ondas

Carol Brito, nutricionista esportiva e especialista em emagrecimento ensina uma receita prática e rápida para o café da manhã, que pode ser feita no micro-ondas em menos de 5 minutos. Confira:

Ingredientes
  • 1/2 xícara de chá de milharina
  • 1 ovo
  • sal

Coloque a milharina em um pouco de água para hidratar com um pouco de sal e aqueça no micro-ondas por um minuto e meio. Fure a casca do ovo até a gema com uma agulha para que ele não estoure, coloque em um recipiente, cubra com água e leve ao micro-ondas por 1 minuto.

Este café da manhã possui 217 calorias distribuídas em: 33,27 gramas de carboidratos, 9,3 gramas de proteínas e 4.28 gramas de lipídeos, além de micronutrientes.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem