ANÁPOLIS GOIÁS
SUPER NOITE
Atualizado em 07/10/2023 - 11:45

Todas as pessoas que gostam de pequi compartilham de uma experiência em comum: roer com enorme cuidado a carne amarela do caroço com medo de cravar os dentes em um interior cheio de espinhos pequenos e afiados. Além disso, saber que muita gente já foi parar no hospital por falta de cuidado ao comer o fruto não é nem um pouco tranquilizador.

Por isso mesmo, cada nova atualização nas pesquisas que buscam criar o pequi sem espinhos é recebida com a esperança de que logo os frutos estejam disponíveis para o consumidor. Conforme informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), isto em breve será uma realidade.

Em novembro de 2022 a empresa anunciou a chegada das primeiras sementes de pequi sem espinhos ao mercado. Os cultivares GOBRS 101, GOBRS 102 e GOBRS 103 estão disponíveis desde então para os produtores rurais. O lançamento de três variedades diferentes se deve a necessidade de variedade genética nos pomares.

Quando o pequi sem espinhos chegará aos supermercados ?

Como a produção dos frutos se inicia a partir do quarto ano após o plantio. Espera-se que as primeiras plantas das variedades sem espinho produzam pequi entre novembro de 2026 e janeiro de 2027.

A Embrapa realiza pesquisas sobre o pequizeiro desde 1990, no entanto, o trabalho que resultou nas variedades sem espinho começou há 25 anos. O trabalho de avaliação e seleção das variedades que estão sendo lançadas teve como base os bancos de germo plasma de várias plantas coletadas em Planaltina (DF), Goiânia e Anápolis (GO).

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem