A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e o uso de todos os alimentos da marca Fugini produzidos na unidade de Monte Alto, em São Paulo. A suspensão foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (29). Segundo a Anvisa, a empresa apresentou falhas graves na fabricação dos produtos durante uma inspeção sanitária.
De acordo com a Anvisa, a suspensão da comercialização e distribuição acontece apenas para os produtos em estoque na empresa. Devido isso as atividades na unidade estão suspensas, e devem retornar somente quando a empresa se adequar às boas práticas de fabricação definidas pela agência sanitária.
Recolhimento de produtos
Conforme outra resolução publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União, a Anvisa exigiu também o recolhimento de lotes de maionese. Segundo a a agência, os produtos foram produzidos com o uso de matéria-prima vencida.
Segundo a resolução, serão recolhidos os lotes com número a partir de 354 com vencimento em dezembro de 2023, e os lotes a vencer em janeiro, fevereiro ou março de 2024.
Comunicado da empresa
Em comunicado, a Fugini admitiu que, por um erro operacional, usou um corante vencido na produção de maionese, mas com um percentual pequeno. A informação foi divulgada depois que a Anvisa ordenou a suspensão das atividades da empresa em Monte Alto (SP) e determinou o recolhimento de um lote de maionese.
Leia também:
Preços de produtos na saída das fábricas apresentam deflação de 0,30% em fevereiro, diz IBGE