ANÁPOLIS GOIÁS
SUPER NOITE SUPER NOITE
whatsapp image 2026 03 26 at 18.02.06
Lula durante lançamento do IFA do Brasil, em Anápolis. (Foto: Jonathan Cavalcante).

Anápolis passa a abrigar a produção do butilbrometo de escopolamina, substância essencial para o medicamento conhecido como Buscopan, utilizado amplamente pela população brasileira. Com o projeto, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina a fabricar o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

A produção será realizada na unidade da Brainfarma, no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), como parte do Projeto IFA Brasileiro. A iniciativa viabiliza a fabricação completa do insumo em território nacional, desde o cultivo da planta até o processamento industrial.

O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (26), com a presença do presidente Lula. Com investimento de cerca de R$ 250 milhões, apoiado pelo BNDES, o projeto deve gerar mais de 500 empregos diretos e indiretos, além de fortalecer o polo farmacêutico de Goiás.

Anápolis no cenário global

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), Marçal Soares, a produção representa um avanço na autonomia do país.

“Essa matéria-prima, que é a base da indústria farmacêutica, será exportada para o mundo. Cerca de 70% da produção será destinada ao mercado internacional”, afirmou.

De acordo com ele, o projeto amplia a presença de Anápolis no cenário global e reforça a importância do Daia na cadeia produtiva.

“Imagina Anápolis exportando um insumo farmacêutico para o mundo inteiro. Isso traz visibilidade e fortalece a economia da cidade”, destacou.

Marçal também ressaltou que a iniciativa vai além de questões políticas e tem como foco o desenvolvimento econômico.

“O nosso objetivo é fomentar o crescimento da cidade, do estado e do país, com geração de emprego e renda”, disse.

O projeto prevê que parte da produção seja utilizada no mercado interno, enquanto a maior parcela será exportada, posicionando o Brasil como novo protagonista na indústria farmacêutica global.

Leia mais:

Em Anápolis, Lula celebra avanço do Brasil na indústria da saúde

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem