A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou, nesta quinta-feira (28), o Comitê Técnico de Emergência Monkeypox. Segundo o órgão, o objetivo é manter uma atuação mais colaborativa nos estudos sobre a Varíola dos Macacos entre as áreas técnicas de pesquisa clínica, de registro, de boas práticas de fabricação de farmacovigilância e de terapias avançadas, inclusive para profissionais de saúde e comunidade científica.
De acordo com a Anvisa, a expectativa é que o comitê consiga reunir experiências disponíveis pelas autoridades reguladoras que permitam acelerar o desenvolvimento e ações que envolvam pesquisas clínicas, autorizações de medicamentos e vacinas.
A equipe técnica atuará com orientações sobre protocolos e discutirá com desenvolvedores ensaios clínicos de medicamentos destinados a tratar, prevenir ou diagnosticar a doença. “O intuito é permitir a rápida aprovação e condução de testes para que possam fornecer dados robustos necessários para a tomada de decisões e evitar a duplicação de investigações”, informou a Anvisa.
Sintomas da doença:
A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Entre os sintomas estão:
- Febre
- Dor de cabeça
- Dores musculares
- Exaustão
- Inchaço dos gânglios linfáticos
- Erupções na pele de forma aguda
As erupções geralmente se desenvolvem de um a três dias após o início da febre, ocorre de aparecer primeiro no rosto e se espalhar para outras partes do corpo, como mãos e pés.
Transmissão
A transmissão da doença ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. E, segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.
Com informações da Agência Brasil.