ANÁPOLIS GOIÁS
MANHÃ DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 08/04/2025 - 14:28
foto das obras da ponte estaiada de Anápolis
Obras da Ponte Estaiada em janeiro do último ano (Foto: Paulo Morais/Prefeitura de Anápolis)

A Ponte Estaiada Edenval Ramos Caiado segue sendo alvo de disputa entre a antiga e a atual gestão de Anápolis. O projeto, elaborado com recursos do Anápolis Investe, sob responsabilidade do ex-prefeito Roberto Naves (Republicanos), foi travado pelo atual prefeito Márcio Corrêa (PL) para revisão dos gastos e do contrato vigente. A tendência, porém, é que a construção de R$ 125 milhões continue estagnada, já que outras obras têm prioridade, segundo a atual administração.

“Ela era a obra mais importante a ser feita naquele valor? Rever contratos é um direito de um novo gestor. Se há ou não irregularidades, ele vai ver na revisão. Pode não haver irregularidade, mas pode-se chegar à constatação de que aquela obra não era necessária naquele momento. Isso acontece muito com obras que antigamente se chamavam de faraônicas ou elefantes brancos”, comenta o médico e analista político Elias Hanna.

Segundo ele, os erros e soluções identificados após a revisão devem ser apresentados pelo atual chefe do Executivo. Por outro lado, Hanna considera legítimo o direito do antecessor de defender a construção diante das irregularidades apontadas.

“Isso é fruto de um trabalho de uma sucessão. Óbvio, quando um governo sucede outro com o qual havia diálogo, esse tipo de problema praticamente inexiste. Agora, quando um que entra é opositor ao que sai, isso é muito comum de acontecer”.

Cálculo de gastos

Embora a obra pareça pouco necessária, não concluí-la pode gerar custos ainda maiores aos cofres públicos. “Quanto que ela custa parada também? É preciso fazer essa conta”. Segundo Hanna, cabe aos secretários de Planejamento e de Obras, respectivamente Alex Schweigert e Thiago Sá, realizar os cálculos para o melhor aproveitamento da verba municipal.

“Se eu deixar de realizar, eu gastei tanto. E daqui a cinco, 10 anos, eu vou ter que gastar mais porque, de repente, a ponte não é o ideal agora. Mas ela pode ser (ideal) daqui a cinco, 10 anos”, finaliza.

As obras da Ponte Estaiada Edenval Ramos Caiado tiveram início no fim de 2023. Quando concluída, a construção ligará as avenidas Brasil Sul e Pedro Ludovico, com 298 metros de extensão e cerca de 80 metros de altura da base ao topo.

Ilustração gráfica da Ponte Estaiada Edenval Ramos Caiado (Foto: Divulgação)

100 dias de gestão Márcio Corrêa

O marco dos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Márcio Corrêa (PL) é tema central do jornalismo das rádios São Francisco 97,7 FM e 96 FM ao longo da semana. Mantendo o compromisso com a informação confiável e de qualidade, o departamento promove uma série de reportagens especiais e debates com foco nas principais ações da atual administração, além dos desafios que ainda estão por vir.

Márcio Corrêa completa cem dias à frente da Prefeitura de Anápolis na próxima quinta-feira, 10 de abril. Com isso, temas como saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura estarão no centro das discussões.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem
plugins premium WordPress