ANÁPOLIS GOIÁS
SHOW DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 17/03/2025 - 13:11
foto de cuidadora em CMEI de Anápolis
Aprovados no processo seletivo terão contrato temporário de um ano, podendo ser prorrogado (Foto: Ana Laura Zanni)

A Prefeitura de Anápolis divulga, nesta terça-feira (18), o resultado preliminar do processo seletivo que visa à contratação de cuidadores para a rede municipal de ensino. O pleito apresentou taxa de concorrência alta, acumulando 2.085 inscrições para 350 vagas. Ou seja, uma proporção de seis candidatos por vaga.

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo está finalizando a análise dos currículos enviados pelos candidatos. O grupo, presidido por Lara Bethânia Leite, é responsável por avaliar recursos, tomar decisões e garantir a transparência do processo. A comissão conta ainda com os membros Cleonice Bicudo, Denise Aparecida Jassi, Ana Cristina Kruger, Jane Ayre, Marcelo de Lima e Francisco Renato de Bessa.

Após a divulgação do resultado preliminar e da lista de reserva amanhã, os candidatos terão prazo curto para recursos antes da publicação do resultado final. Segundo o divulgado pela gestão municipal, a convocação dos aprovados está prevista para acontecer na sexta-feira (21).

A expectativa é que os novos cuidadores comecem a atuar nas unidades escolares ainda no primeiro semestre de 2025, proporcionando maior suporte aos estudantes e equipes pedagógicas.

Demanda crescente

A contratação dos novos cuidadores é considerada essencial pela Prefeitura de Anápolis. Afinal, o último concurso público para o cargo foi realizado em 2015 e atualmente não há cadastro de reserva ou aprovados para a função. A seleção ocorre em um momento estratégico, em meio ao anúncio de aumento de vagas, com a gestão planejando incorporar 2.500 novos alunos à rede municipal.

Inclusão escolar

A contratação de cuidadores atende à legislação federal e municipal que garante a inclusão de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) reforça a necessidade de condições adequadas para que esses estudantes frequentem a escola e recebam o apoio necessário desde os primeiros anos da vida escolar.

Os profissionais selecionados atuarão diretamente no suporte aos estudantes que necessitam de auxílio para atividades de alimentação, higiene e locomoção, além de outras demandas específicas no ambiente escolar.

Reforço no quadro de professores

Além da seleção de cuidadores, a prefeitura também convocou recentemente 30 professores aprovados em concurso público para atuar na rede municipal. Destes, 22 já se apresentaram e 16 iniciaram as atividades em sala de aula, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no município.

Leia mais:

UEG de Anápolis abre edital gratuito de seleção para mestrado nas áreas de Educação e Linguagens

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem
plugins premium WordPress