ANÁPOLIS GOIÁS
MADRUGADA SERTANEJA
Atualizado em 21/01/2025 - 17:14
Água turva
Registro mostra a água suja e turva fornecida pela Saneago, um problema recorrente que tem gerado indignação na cidade (Foto: Cedida à São Francisco)

O problema do abastecimento com água turva e suja fornecida pela Saneago segue recorrente nas casas em Anápolis. A concessionária frisou em outras oportunidades que a situação seria algo ‘pontual’, porém as reclamações da população atestam justamente o contrário: um problema frequente e que tem afetado diversas regiões da cidade. Agora, os poderes Executivo e Legislativo efetuaram cobranças mais ferrenhas para a empresa.

“Desde o ano passado, final do ano, que está essa polêmica. Eu até pensei que eu estava manchando as roupas com um amaciante. Mas aí fui descobrir a danada da água“, comentou Monalisa Uessugi, moradora de Anápolis e uma das muitas afetadas pelo problema, ao repórter Jonathan Cavalcante.

Márcio Corrêa (PL) criticou o serviço prestado na cidade, mencionando que o lucro mensal da concessionária com Anápolis é de cerca de R$ 25 milhões. Ele também disse que o problema relacionado ao abastecimento precário de água foi debatido em reunião com Ricardo Soavinski, presidente da Saneago, na última semana, e que soluções serão providenciadas.

Porém, as reclamações do prefeito não ficaram somente no campo da água suja e turva. A universalização do esgoto e os reparos em vias com buracos abertos pela Saneago, contudo, foram outros serviços mencionados e que, na visão de Corrêa, necessitam de melhorias e avanços significativos. Caso o cenário atual não passe por mudanças, segundo Corrêa, uma audiência conjunta com a Saneago e o governador Ronaldo Caiado (União) será marcada.

 

Os buracos abertos pela concessionária, inclusive, geraram multas salgadas por meio da Agência Reguladora Municipal (ARM). Além das citadas na reportagem da São Francisco, outras penalidades foram emitidas para a Saneago em virtude da qualidade da água.

Cobrança na Saneago acontece também no Legislativo de Anápolis

Assim como no Executivo, cobrança junto a Saneago acontece também no Poder Legislativo. A presidente da Câmara Municipal, a vereadora Andreia Rezende (Avante), solicitou esclarecimentos e soluções concretas à concessionária para a próxima segunda-feira (27). “Já deixou de ser um problema pontual e esporádico para ser um problema de todos os bairros da cidade de Anápolis”.

“Acredito que esse é um dos maiores problemas que nós estamos enfrentando hoje na cidade. A água potável é um serviço essencial e a água que tem chegado hoje nas torneiras não é uma água potável, não é uma água digna desses anapolinos e anapolinas”, complementa Andreia em entrevista exclusiva ao São Francisco News.

Por fim, ela cita que a persistência do problema por tanto tempo motiva o Legislativo em buscar formas de compensar o consumidor. A vereadora citou o caso de uma moradora de Anápolis com faturas mensais da Saneago superiores a R$ 400, mas que segue pagando o débito mesmo sendo afetada pelo problema da água turva e suja diariamente.

Leia mais:

Moradores de Anápolis denunciam ‘golpe perfeito’ ao pagarem faturas falsas da Saneago

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem