A Diocese de Anápolis anunciou mudanças em sua estrutura para 2025, com a nomeação e transferência de presbíteros e diáconos. Na cidade, cinco paróquias e um santuário terão mudanças na hierarquia católica. Outros municípios abrangidos pela Diocese também mudarão: Goianápolis, Vila Propício, Corumbá e Jaraguá.
No próximo ano, frei Alex passa a reger a Paróquia Santana, enquanto os freis Fernando e Francisco integram o grupo de vigários da Igreja. Já na São Francisco de Assis, frei Carlos atuará como pároco, tendo como vigários os freis Rogério, Lucas, Vilmar, Jair e Longuinho.
Em Souzânia, distrito de Anápolis, o padre Ricardo integra a Igreja Nossa Senhora D’Abadia como pároco. Na paróquia homônima, no bairro Vila Góis, chega o vigário padre Luiz Carlos, ao passo que o padre Marcos Antônio ocupará a mesma posição hierárquica na Paróquia São João Evangelista.
Transferências sentidas
Nas redes sociais, em publicação emitida pela Diocese de Anápolis, fiéis demonstraram carinho pelos padres Diego e Willian. O primeiro atuava no Santuário Santo Antônio, em Anápolis; e o segundo em Corumbá. Agora, para 2025, os dois trocarão de lugar e a mudança movimentou quem os prestigiava nas paróquias.
“[Padre Diego] Realmente fez um trabalho primoroso no Santuário Santo Antônio e seu legado ficará para sempre, principalmente nos nossos corações”, dizia um dos comentários. Uma outra fiel brincou que terá de ir até Corumbá “frequentemente” para acompanhar o pároco.
Já na cidade distante 53 km de Anápolis, a futura ausência do padre Willian também foi sentida: “Fará muita falta em Corumbá”, disse uma fiel, sem deixar de dar as boas-vindas ao próximo pároco da Nossa Senhora da Penha de França.
Diáconos nomeados
Há pouco mais de um mês, ocorreu a ordenação diaconal de cinco seminaristas: Célio Rodrigues, Gean Cácio, Hiago Moreira, Marcus Vinícius e Matheus Oliveira. “Diante das crises, de pensar por que eu sou diácono? A única resposta deve ser: porque Deus me escolheu primeiro e eu escolhi a Deus como minha resposta livre e de liberdade permanente para a vida toda”, disse Dom João Wilk durante a cerimônia, antes de encaminhar os nomeados para suas respectivas missões na Igreja.
Abaixo, confira as mudanças de párocos e vigários da Diocese de Anápolis por paróquia:
Paróquia Santana (Anápolis-GO)
- Frei Alex – Pároco
- Frei Fernando – Vigário
- Frei Francisco – Vigário
Paróquia São Francisco de Assis (Anápolis-GO)
- Frei Carlos – Pároco
- Frei Rogério – Vigário
- Frei Lucas – Vigário
- Frei Vilmar – Vigário
- Frei Jair – Vigário
- Frei Longuinho – Vigário
Paróquia Nossa Senhora D’Abadia (Anápolis-GO)
- Padre Luiz Carlos – Vigário
Paróquia São João Evangelista (Anápolis-GO)
- Padre Marcos Antônio – Vigário
Santuário Santo Antônio (Anápolis-GO)
- Padre Willian – Pároco
Paróquia Nossa Senhora D’Abadia (Souzânia-GO)
- Padre Ricardo – Pároco
Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Goianápolis-GO)
- Padre Luiz Antônio – Vigário
Paróquia Santo Antônio de Pádua (Vila Propício-GO)
- Padre Rivelino – Vigário
Paróquia Nossa Senhora da Penha de França (Corumbá-GO)
- Padre Diego – Pároco
Paróquia da Nossa Senhora da Pena (Jaraguá-GO)
- Padre Wailton – Vigário
Leia mais:
Dom João Wilk, bispo da diocese de Anápolis, deixa o hospital após tratamento de pneumonia