ANÁPOLIS GOIÁS
CONEXÃO SERTANEJA
Atualizado em 10/12/2024 - 10:05
foto de leito do centro de parto humanizado da santa casa de anápolis
Local recebeu últimos equipamentos antes de ser inaugurado efetivamente neste semanada (Foto: Victor Santos/Rádio São Francisco)

A Santa Casa de Misericórdia de Anápolis deu um passo importante na obstetrícia municipal com o Centro de Parto Humanizado. A iniciativa pioneira teve sua última etapa concluída com a aquisição de novos equipamentos e melhorias estruturais para proporcionar um atendimento personalizado e respeitoso às gestantes e seus bebês. O primeiro parto da nova unidade foi realizado na segunda-feira (9), marcando a história da unidade de saúde.

“Estão me acolhendo bastante, passando bastante confiança. Essa nova estrutura, além de ser pelo SUS, é bastante acolhedora para a mãe e o filho. Algo totalmente diferente do que vivenciei na primeira gestação“, disse Michele Leão, a mãe que inaugurou o espaço, ao repórter Victor Santos.

Com o início dos trabalhos no Centro de Parto Humanizado, a Santa Casa atenderá uma média de quatro mil partos por ano, seguindo as práticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). E vão ser nascimentos com mais conforto, privacidade e protagonismo das mulheres de Anápolis e mais 60 municípios que utilizam dos serviços da instituição.

“Estamos muito entusiasmados com o início dos trabalhos deste centro, que representa um importante passo para humanizar o atendimento ao parto no Sistema Único de Saúde (SUS) em nossa região”, destaca o médico Murilo Santana, diretor técnico da Santa Casa de Anápolis.

Estrutura do Centro de Parto Humanizado

A estrutura do novo Centro de Parto Humanizado inova nos seguintes aspectos: leitos individuais, suítes com banheiro privativo e equipe especializada em parto humanizado. O diferencial se traduz no espaço glass, um espaço dedicado e reservado aos familiares para acompanharem o nascimento do bebê em tempo real, sem interferirem no procedimento. O espaço abrange, ainda, atendimentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e privados.

Segundo a direção da Santa Casa, intuito é ampliar estrutura para comportar mais partos no próximo ano (Foto: Victor Santos/Rádio São Francisco)

Segundo o diretor técnico, a previsão é que em 2025 ocorra a ampliação de 18 leitos humanizados. A ampliação seria decorrente de parceria da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis e a Unimed.

Parto Humanizado: o que é?

A assistência humanizada busca respeitar a autonomia, fisiologia, valores e crenças da mulher durante o parto. Além disso, as intervenções do médico e os recursos tecnológicos durante o parto são feitos somente caso necessários.

A adoção do parto humanizado favorece a relação entre a mãe, o parceiro e o bebê, diminuindo o estresse e a ansiedade da situação. Contudo, a ação também diminui o risco de depressão pós-parto e ajuda na nutrição do recém-nascido, que já entra em contato com a genitora e consome o leite materno.

“É extremamente importante para esta criança, na primeira hora, já evoluir com o aleitamento materno. Então esse é nosso principal foco. Mas não somente o aleitamento materno, mas o contato pele a pele com esta criança. A criança logo que ela nasce, este contato já estabiliza a frequência cardíaca, aquece a criança, aumenta este vínculo afetivo entre mãe e bebê”, ressalta

Além do parto normal, por via vaginal, o parto humanizado também pode ser feito através de cesariana, desde que a equipe médica seja treinada para respeitar todas as escolhas da mãe, incluindo o contato imediato com o bebê após o nascimento e a preferência pela intensidade da luz, por exemplo.

Leia mais:

Nova UTI neonatal da Santa Casa de Anápolis atenderá até 400 recém-nascidos por ano

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem