ANÁPOLIS GOIÁS
SHOW DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 23/10/2024 - 13:40
A jiboia-constritora, ou simplesmente jiboia, é uma espécie de serpente grande e não peçonhenta (Foto: Captura)
A jiboia-constritora, ou simplesmente jiboia, é uma espécie de serpente grande e não peçonhenta (Foto: Captura)

Alunos e professores do Colégio Estadual General Curado, no bairro Industrial Munir Calixto, passaram por um susto na manhã desta quarta-feira (23) quando uma cobra jiboia caiu do teto da instituição. O réptil deslizou pelo pátio, causando apreensão entre os presentes. Imagens registradas por celulares mostram o momento em que a serpente circulava pela área.

O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e realizou o resgate do animal, sem que houvesse feridos.

Especialista diz que a jiboia ajuda no controle de ratos

Elisângela Albuquerque Sobreira, doutora em Animais Selvagens pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), explicou ao jornalista Jonathan Cavalcante, da Rádio São Francisco FM, que a jiboia é comum no cerrado de Goiás e na área próxima à escola.

“Ela se alimenta de roedores, por isso nós a consideramos um controlador biológico, já que ajuda no controle de ratos, grandes transmissores de zoonoses. Essa espécie não é peçonhenta, então não há risco para a população”, afirmou a especialista.

Elisângela acrescentou que a presença desse tipo de serpente está relacionada a áreas de mato e locais com acúmulo de lixo, pois o lixo atrai roedores, que são fonte de alimento para a jiboia.

Por fim, ela orientou que, em casos como esse, a medida correta é acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Coordenação de Fauna da Prefeitura de Anápolis (3902-2684).

Leia mais:

Jiboia ‘arco-íris’: cobra que brilha à luz do sol é capturada em Anápolis

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem