Os eleitores que não comparecerem às urnas neste domingo (6) terão até o dia 5 de dezembro de 2024 para justificar a ausência, conforme o prazo de 60 dias estabelecido pela Justiça Eleitoral. A justificativa é necessária, uma vez que o voto é obrigatório no Brasil para pessoas maiores de 18 anos, sendo opcional para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.
No dia da eleição, o cidadão pode justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral, disponível para Android e iOS, ou presencialmente nos pontos físicos organizados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).
A Justiça Eleitoral recomenda o uso do aplicativo para maior comodidade. Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será encaminhada a um juiz eleitoral. Caso o eleitor não vote, será necessário pagar uma multa de R$ 3,51 por turno de votação ausente.
Punição
Eleitores que deixarem de votar e de justificar a ausência nos dois turnos terão duas faltas registradas. A partir da terceira ausência não justificada, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título de eleitor cancelado.
A suspensão do título acarreta diversas dificuldades, como a impossibilidade de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargos públicos após concurso. Eleitores que se encontram no exterior devem justificar sua ausência, mas estão isentos de votar.
Acompanhe a cobertura completa das eleições em Anápolis:
Neste domingo, 6 de outubro, a Rádio São Francisco 97,7 FM realiza a cobertura completa do primeiro turno das eleições municipais 2024 em Anápolis (GO). Com mais de 20 profissionais envolvidos, a emissora traz todas as atualizações em tempo real, com equipes no estúdio, redação e repórteres em Anápolis e Goiânia.
A partir das 6h20, os eleitores poderão acompanhar entrevistas exclusivas com especialistas e análises ao vivo dos resultados eleitorais em Anápolis. A apuração das urnas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e outras cidades do estado, além de capitais como São Paulo, será repercutida dentro da programação. Clique e ouça ao vivo.
TEMPO REAL: Confira a cobertura completa das eleições 2024 em Anápolis