O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (16) um alerta de baixa umidade em grande parte do Brasil. As áreas com previsão de pior qualidade do ar incluem partes dos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins. O aviso foi classificado como “grande perigo” pelo Instituto.
Em Goiás, a área com umidade relativa do ar mais baixa (menos de 12%) inclui Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia. Portanto, o Inmet aponta grande risco de incêndios florestais e perigo à saúde (doenças pulmonares e dores de cabeça) em todas as regiões comprometidas.
Orientações do Inmet
O Inmet aconselha que pessoas nesta região ingiram bastante líquido, utilizem umidificadores, passem cremes hidratantes na pele e evitem atividades físicas, exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e bebidas diuréticas (café e álcool).
Além disso, a baixa umidade pode causar ressecamento da pele, irritação nos olhos e desconforto nas vias respiratórias.
Outros estados também estão em alerta
Em resumo, o Inmet também emitiu um alerta de perigo devido à baixa umidade do ar entre 20% e 12% em diversas regiões do Brasil. Entre as áreas afetadas estão o sudeste do Pará, nordeste do Mato Grosso, partes oriental e ocidental do Tocantins, além de áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal.
Por fim, o Inmet divulgou um aviso de perigo potencial para as mesmas regiões, com umidade relativa do ar oscilando entre 30% e 20%. Este segundo alerta também inclui os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Leia mais:
Por que o céu de Anápolis e outras cidades de Goiás está coberto de fumaça? Especialista explica