Termina no próximo dia 30 de julho o período para se inscrever como aluno especial no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Anápolis. Leia o edital.
A oportunidade gratuita é destinada a pessoas que possuem curso superior e consideram a possibilidade de ingressar no mestrado.
A inscrição é válida para o segundo semestre de 2024 e as aulas começam no dia 6 de agosto. Alunos que cursam o stricto sensu em outros PPGs também podem participar.
Caso seja selecionado, o aluno especial cursará a disciplina escolhida junto dos discentes que já fazem o mestrado na instituição. Além disso, os créditos obtidos ao final da disciplina poderão ser aproveitados para totalizar a carga horária do mestrado.
Durante a disciplina, de 60 horas, os alunos especiais têm as mesmas obrigações e avaliações que os mestrandos do Programa.
Confira as disciplinas ofertadas:
- Tópicos Interdisciplinares em Educação e Linguagem: Escola e Cultura Escolar: quarta-feira das 13 às 17 horas. (Professores: Sandra Elaine Aires de Abreu e Fernando Lionel Quiroga)
- Educação e Diversidades: quinta-feira das 8 às 12 horas. (Professores: Marlene Barbosa de Freitas Reis e Ariovaldo Lopes Pereira)
Inscrição
Para se inscrever é necessário enviar os documentos exigidos em um único arquivo no formato PDF para o e-mail ppgielt@ueg.br, com o assunto “Inscrição para aluno especial na disciplina”, seguido do nome da matéria escolhida. Não será permitido o cadastro em mais de uma disciplina. A seleção será feita levando em conta as informações enviadas, com prioridade para discentes vinculados a PPGs da UEG e para discentes de outros PPGs.
Documentos necessários:
- Ficha de inscrição para seleção de aluno especial preenchida (disponível em: http://www.ppgielt.ueg.br/conteudo/3045_formularios)
- Declaração de matrícula em outra Instituição de Ensino Superior (caso se aplique)
- Currículo Lattes Atualizado (anexar o arquivo do currículo retirado diretamente da plataforma)
- Diploma de graduação ou documento de comprovação de conclusão de curso, e histórico escolar da graduação
- Identidade e CPF
- Título de eleitor(a) com comprovante da última votação (1º e 2º tumos) ou atestado de estar em dia com a Justiça Eleitoral
- Comprovante de reservista ou dispensa do Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino)
Porta de entrada para o mestrado
Em muitos casos, o ingresso através do edital de aluno especial funciona como uma porta de entrada para o mestrado no PPG-IELT. Foi este o caso de Gabrielle Ribeiro Oliveira, de 25 anos. “A primeira vez que ouvi falar do programa foi no fim da minha graduação em Letras. Eu desejava fazer o mestrado e até sabia que existia essa possibilidade aqui em Anápolis, mas não sabia por onde começar”, conta a jovem.
“Eu pesquisei bastante e encontrei a seleção para aluno especial, procurei dentro da própria plataforma da UEG até conseguir o edital”, diz Gabrielle. Através desta oportunidade, ela cursou a disciplina de Sociedade, Cultura e Escola. “Foi um divisor de águas na minha vida acadêmica. Eu comecei ali a engatinhar com uma bagagem teórica que foi muito importante no processo seletivo do mestrado”, relata ainda.
Gabrielle participou do último processo seletivo para discentes do PPG-IELT, realizado nos meses de novembro e dezembro de 2023. A jovem foi aprovada com um pré-projeto de pesquisa que visa a Análise Crítica do Discurso Jurídico e segue desenvolvendo seus estudos no Programa. “Também foi através do aluno especial que entendi melhor o que era a pós graduação stricto sensu e decidi que era isso o que eu queria”, diz.
Ariovaldo Lopes Pereira, que leciona no PPG-IELT desde a fundação do programa, em 2012, e participou de sua criação, destaca que muitas vezes os alunos especiais são aprovados na seleção para o mestrado. “Ocorre com frequência, visto que, ao integrar o Programa, mesmo como aluno ou aluna especial, a pessoa tem oportunidade de ampliar seus conhecimentos e conhecer o funcionamento da pós-graduação, o que lhe facilita o ingresso como aluno regular”, relata.
Além de Educação e Diversidades, Ariovaldo conta que já ministrou as disciplinas de Metodologia de Pesquisa, Políticas Educacionais, Letramentos e Práticas Sociais e Análise do Discurso. O professor ressalta a importância da oportunidade para pessoas que já cursam a pós-graduação. “Ao cursar disciplina no PPG-IELT, além de ter a oportunidade de conhecer outro Programa e outra Universidade e, assim, ampliar seus conhecimentos e as perspectivas de formação, aproveita os créditos cumpridos no seu próprio Programa”, acrescenta.
Ariovaldo também afirma que o edital é uma forma de contribuir com a comunidade, de forma a promover a expansão dos conhecimentos, em especial, daqueles que desejam continuar a formação. “Desta forma, a Universidade cumpre seu papel de contribuir para o desenvolvimento sócio-educacional da comunidade na qual se insere”, finaliza.
O edital completo pode ser acessado através do site do PPG-IELT.