Anápolis é o município goiano com mais mortes por dengue confirmadas no ano de 2024. Isto é o que diz o relatório epidemiológico atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) nesta quarta-feira (28). Os dados do órgão apontam 7 óbitos causados pela doença e outros 7 que ainda estão em investigação.
Conforme o relatório, Anápolis é também a segunda cidade em número de casos confirmados, com 3.278. A capital Goiânia aparece no topo do ranking, com 3.673 casos. Dos quatro tipos de dengue, apenas o tipo 1 (37,6% dos diagnósticos) e o tipo 2 (62,4%), estão em circulação em Goiás.
Em todo o estado, foram contabilizados 72 óbitos que estão em investigação. Até o momento, há 14 municípios com mortes por dengue confirmadas. Além de Anápolis, são eles:
- Luziânia (5 óbitos confirmados, 2 suspeitos)
- Valparaíso de Goiás (3 óbitos confirmados, 1 suspeito)
- Uruaçu (3 óbitos confirmados)
- Águas Lindas de Goiás (2 óbitos confirmados, 6 suspeitos)
- Iporá (2 óbitos confirmados, 2 suspeitos)
- Cristalina (2 óbitos confirmados)
- Goiânia (1 óbito confirmado, 7 suspeitos)
- Cidade Ocidental (1 óbito confirmado, 3 suspeitos)
- Novo Gama (1 óbito confirmado, 2 suspeitos)
- Alto Horizonte (1 óbito confirmado)
- Aurilândia (1 óbito confirmado)
- Caldas Novas (1 óbito confirmado)
- Senador Canedo (1 óbito confirmado)
Emergência em saúde pública
De acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde, Goiás está entre as sete unidades da Federação que já decretaram situação de emergência em saúde pública por causa da dengue. As outras são: São elas: Minas Gerais, Acre, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal.
Sintomas
Em caso de dengue, o paciente apresenta febre geralmente por um período de 2 a 7 dias acompanhada de dois ou mais dos seguintes sintomas: náusea ou vômitos; exantema (erupção cutânea); dor de cabeça ou dor atrás dos olhos; dor no corpo ou nas articulações; petéquias (manchas avermelhadas de tamanho pequeno); e baixos níveis de glóbulos brancos no sangue.
Qualquer um dos seguintes sintomas é considerado como sinal de alerta e pode indicar dengue grave: dor abdominal intensa e sustentada ou sensibilidade no abdômen; vômito persistente; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosas; letargia ou inquietação; hipotensão postural (pressão arterial baixa ao levantar-se da posição sentada ou deitada); aumento do fígado; e aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de hemácias no sangue), com queda na contagem de plaquetas.
Caso tenha algum dos sintomas mencionados acima, procure atendimento médico.
Prevenção
É necessário estar atento às medidas de prevenção e proteção contra a dengue:
- Desse modo, caixas d’água devem ser mantidas bem seladas;
- Então, guarde em áreas cobertas os pneus e outros objetos que possam juntar água;
- Feche bem os sacos de lixo;
- Elimine acúmulos de entulho e sucata;
- Limpe as calhas do telhado;
- Além disso, coloque areia no pratinho dos vasos de plantas;
- Remova e esvazie qualquer objeto que possa juntar água. Portanto, até mesmo uma tampinha de garrafa PET pode ser criadouro do Aedes aegypti.