Segundo o censo mais recente, publicado em junho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás possui 7.055.228 habitantes, 1 milhão e 53 mil pessoas a mais do que o estado tinha em 2010.
O levantamento também apontou que os municípios do entorno de Goiânia e Brasília foram os que mais cresceram: Goianira (111,10%), Senador Canedo (84,30%), Cidade Ocidental (64,10%), Valparaíso de Goiás (49,50%) e Águas Lindas de Goiás (41,60%).
Apesar do aumento na população goiana, inclusive fora das capitais, a Região Centro-Oeste continua sendo a menos populosa, com apenas oito de cada 100 brasileiros. Confira o ranking das cinco maiores cidades de Goiás:
Goiânia
A capital goiana continua sendo a cidade mais populosa do Estado. Goiânia possui 1.437.237 habitantes e concentra grande parte dos eventos culturais em Goiás. Goiânia oferece um intenso comércio de rua, com feiras como a do Sol, da Lua e a Feira Hippie, a maior e mais antiga da cidade, com 6.884 feirantes cadastrados. Há muitos bares e restaurantes, como os tradicionais pit-dogs, que são patrimônio cultural imaterial de Goiás desde 2020. Os estabelecimentos funcionam madrugada adentro e alimentam os frequentadores da pulsante vida noturna da cidade.
Goiânia foi fundada em 1933 (89 anos), já com todo o planejamento para se tornar a capital de Goiás. Foi eleita pelo IBGE como a capital mais bem arborizada do Brasil em 2010, mas guarda também um título menos agradável: no início de 2023 um levantamento realizado pela Plataforma Preply causou polêmica ao concluir que Goiânia é a cidade mais mal-educada do Brasil.
Aparecida de Goiânia
Aparecida tem 527.550 habitantes, além de ser a maior cidade da região metropolitana de Goiânia, é também o segundo município mais populoso do estado. Beneficiada por sua posição estratégica, Aparecida de Goiânia se destaca como polo industrial e logístico. Conurbada com Goiânia, a cidade possui fácil acesso à BR-153 e investe frequentemente em festivais de música, especialmente sertaneja.
Mais antiga que a capital, Aparecida surgiu em 1922 (101 anos) através da doação de terras feita por um grupo de fazendeiros da região à Igreja Católica. Originalmente a cidade chamava-se Aparecida, simplesmente, um nome dado em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do município.
Anápolis
Anápolis tem 398.817 habitantes e é a 5° cidade mais alta do estado, 1.017 metros acima do nível do mar. Conforme dados do IBGE, no último levantamento (2020), Anápolis era o município goiano com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB), atrás apenas de Goiânia, apesar de ser a terceira em número de habitantes. Assim com Aparecida de Goiânia, se destaca como uma cidade com forte presença da indústria, concentrada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA)
Ligeiramente mais fria e ventosa do que a capital goiana, Anápolis começou como Povoado de Santana das Antas em 1873 (150 anos). O aniversario de Anápolis, no entanto, é comemorado em referência ao dia 31 de julho de 1907, quando foi elevada de vila para cidade.
Rio Verde
Com 225.696 habitantes, Rio Verde é a quarta maior cidade de Goiás, tanto em população, quanto em extensão territorial. A cidade é também a mais velha da lista, fundada em 1848 (175 anos). Rio Verde cresceu 27,9% entre 2010 e 2022 tornando-se um importante centro urbano do sul do estado. Das cinco maiores cidades goianas é a única que está localizada fora do eixo Brasília-Goiânia.
Apesar da idade, o município ganhou mais destaque na última década. Economicamente, é uma cidade agro-industrial. Conforme informações do IBGE, em levantamento sobre a produção nacional de grãos, Rio Verde foi o quarto município a produzir mais soja no Brasil, em 2023.
Águas Lindas de Goiás
Águas Lindas é a cidade mais populosa do entorno de Brasília e a quinta maior de Goiás, com 225.671 habitantes. É também o segundo menor município do entorno em extensão territorial, com 188,385 quilômetros quadrados, atrás apenas de Valparaíso de Goiás, com 61,450.
A mais jovem entre as cinco maiores cidades de Goiás tem apenas 27 anos. Águas lindas foi também a que mais cresceu entre 2010 e 2022, com aumento populacional de 41,6%. Como o restante do entorno, o município se beneficia da proximidade com Brasília, abrigando as pessoas que buscam trabalho na capital federal.