Há 80 anos nascia o Comissariado do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, oficialmente fundado em 17 de julho de 1943. Frei Paulo Seibert foi o primeiro Comissário Provincial à frente de 14 freis enviados dos Estados Unidos.
Em entrevista ao Pod96FM, Frei Carlos Antônio, Ministro Provincial da Província do Santíssimo Nome de Jesus no Brasil e sucessor de Seibert, lembrou a chegada dos primeiros frades estadunidenses ao centro-oeste:
“Sem dúvida eles chegaram ao coração do Brasil trazendo um diferencial: eram pessoas bastante cultas, que vinham realmente do primeiro mundo com a missão de implementar o reino de Deus ao modo de São Francisco. Havia a dificuldade do idioma, mas o amor superou todas as dificuldades. Eram pessoas amáveis, que buscavam entender o povo”.
A opção por instalar a sede em Anápolis, onde hoje é a Paróquia Sant’Ana, se deu pela presença da estrada de ferro. Desde a fundação, a Província recebeu e formou inúmeros frades, estabeleceu presença em Goiás e contribuiu significativamente para a educação e evangelização das pessoas que vieram e vivem na região.
“Nesses 80 anos, olhamos com gratidão para o passado. É uma felicidade saber que eles implantaram a Ordem Franciscana. Somos herdeiros dessa grande herança e devemos dar continuidade”, disse ainda Frei Carlos.
Ao Pod96FM, o articulador da Rede Educacional Franciscana e definidor da Província do Santíssimo Nome de Jesus no Brasil, Frei Ronildo Arruda; e o Frade em formação Frei Luiz Carlos também falam sobre o desbravamento, coragem e dedicação da Presença Franciscana no Coração do Brasil. Ouça.
Comemorações
O aniversário será celebrado na Paróquia Sant’Ana, com uma missa solene programada para esta segunda-feira (17), às 19 horas. Como a data é próxima das comemorações em homenagem à padroeira de Anápolis, no dia 15 (sábado) haverá também a abertura dos festejos de Sant’Ana, com feijoada.
De 21 a 26 de julho ocorrem as tradicionais barraquinhas após a missa. No feriado do dia de Sant’Ana (26), a Paróquia realizará um café da manhã comunitário (6 horas), a Santa Missa (7), Procissão (17) e Missa Solene (18 horas).