Durante participação no programa “Que História é Essa, Porchat?”, Xuxa Meneghel relembrou um momento tenso e inusitado envolvendo o cantor Roberto Carlos. A situação aconteceu nos bastidores de um especial de fim de ano da TV Globo, em 1992. A apresentadora contou que causou desconforto em Roberto ao aparecer com um vestido preto, tomara que caia, com um grande pavão roxo bordado no centro. A peça, anos depois, tornou-se uma das mais emblemáticas da Rainha dos Baixinhos’.
“Eu estava prontinha, já tinha ensaiado com ele e tudo. E quando fui entrar no estúdio, ele me viu de preto e ficou assim…”, relatou Xuxa. Segundo ela, o cantor, conhecido por suas superstições e TOCs, especialmente em relação às cores preta e roxa, ficou visivelmente incomodado. Após um abraço nos bastidores, Roberto Carlos teria se retirado para o camarim, onde passou mais de duas horas tomando banho em um suposto “ritual de limpeza”.
A equipe da produção do especial então pediu que Xuxa trocasse de roupa, sugerindo tons claros como branco ou azul, que os preferidos do cantor. Mas a apresentadora se recusou. “Eu falei que não iria trocar, e não troquei. Entrei no carro e fui embora. Estavam anunciando minha participação, e eu simplesmente não apareci. Foi um bafafá”, disse.
Vestido icônico
O episódio virou um marco pessoal para Xuxa, que passou a repetir o vestido em outras ocasiões como um símbolo de afirmação. “Eu não gostava de repetir roupa, mas fiz questão com essa”, comentou.

Por fim, décadas depois, a peça ganhou nova vida ao ser recriada por Anitta em sua apresentação no Grammy Latino 2023. A cantora usou uma versão do vestido em homenagem à apresentadora, emocionando Xuxa. “Receber essa homenagem é como um abraço que você sente o coração da pessoa”, escreveu ela nas redes sociais.
Leia mais:
Declaração de vidente sobre bebê reborn gera polêmica nas redes sociais