ANÁPOLIS GOIÁS
VIGÍLIA FRANCISCANA
Atualizado em 14/02/2025 - 8:14
foto de homem ao lado de muda de árvore nativa do cerrado, simbolizando o troca sustentável
Cidadão pode adquirir mudas de ipês, pitangueiras, abacateiros e mais (Foto: Prefeitura de Anápolis)

A população de Anápolis pode adquirir árvores nativas do cerrado nesta sexta-feira (14). O projeto “Troca Sustentável” acontece no Jardim Botânico, no Bairro Jundiaí, das 9h às 12h e também das 13h às 15h30. Por meio dele, é possível trocar materiais recicláveis e alimentos por mudas de ipês, pitangueiras e outras plantas.

Realizada pela Secretaria de Obras e Meio Ambiente, a “Troca Sustentável” promove o incentivo da reciclagem, assim como a preservação ambiental com espécies nativas do bioma regional. Thiago Vitorino enfatiza o aspecto benefício ao meio ambiente do projeto.

“A ação traz uma participação da sociedade nas ações de reflorestamento, de melhoria do clima, na manutenção das nascentes, das áreas de preservação permanente. Sendo fundamental esse programa para o reflorestamento da cidade de Anápolis e seu entorno”, afirmou o diretor de Meio Ambiente.

Conforme dito, as mudas disponíveis incluem espécies nativas do cerrado, como espécies de ipês, e frutíferas como caju, ameixa e abacate. Para participar, é necessário preencher uma Ficha de Requerimento e assinar um Termo de Responsabilidade, com orientações sobre o plantio.

Segundo o calendário do projeto “Troca Sustentável”, divulgado ainda em 2024 sob o nome “Troca Consciente”, a próxima data para adquirir mudas de árvores acontece no dia 28 de fevereiro.

Como realizar a troca?

Serão aceitos materiais como garrafas PET, embalagens plásticas, latas de alumínioeletrônicos (pilhas e celulares), além de alimentos não perecíveis. Para quem levar entre 20 e 40 unidades de plástico ou alumínio, serão entregues 10 mudas de árvores; acima de 41 unidades, o cidadão receberá até 20 mudas no local.

No caso de eletrônicos, a troca será de 10 mudas para 5 a 15 unidades, e 20 mudas para mais de 16. Contudo, a doação de alimentos também entra no esquema, com cada quilo de alimento garantindo uma muda de árvore.

Por fim, há ainda a troca envolvendo a apresentação do CPF, que possibilita a retirada de até três mudas por pessoa.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem