ANÁPOLIS GOIÁS
VIGÍLIA FRANCISCANA
Atualizado em 21/01/2025 - 10:23
foto da praça de pedágio de goianápolis, da triunfo concebra
Triunfo acumula praças de pedágio em diversos pontos da BR-060, mas sem converter o dinheiro em melhorias para os motoristas (Foto: Samih Zakzak/Rádio São Francisco FM)

As rodovias nacionais fazem parte do cotidiano dos anapolinos, com BRs cortando a cidade e servindo de rota para os cidadãos se locomoverem. Porém, embora sejam atreladas com velocidade e dinamicidade, as travessias pelas estradas têm gerado dores de cabeça aos motoristas por conta de trevos congestionados. Dentro do ponto, o prefeito Márcio Corrêa (PL) entoou críticas ao serviço da Triunfo Concebra, concessionária responsável pela via que liga Anápolis até as capitais Goiânia e Brasília, a BR-060.

Durante entrevista ao São Francisco News desta terça-feira (21), Corrêa questionou a motivação da empresa, que já havia sinalizado querer deixar a concessão anteriormente. A concessionária solicitou distrato e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou o processo de relicitação dos trechos, ainda no governo Bolsonaro (PL), mas sem mais atualizações desde então. Em janeiro de 2014, a Triunfo Concebra assinou contrato de 30 anos para administrar 1176,5 quilômetros que vão de Brasília até Betim-MG.

A Triunfo Concebra passou da hora de deixar o serviço. A Triunfo assinou distrato para deixar o serviço, mas depois que o PT voltou para o poder, ela resolveu ficar de novo.

Na esteira da potencial saída da concessionária, o prefeito comentou das obrigações contratuais não cumpridas no trecho que corta Anápolis, conhecido por Rota do Pequi. O principal ponto cobrado por Corrêa se refere aos trevos congestionados, principalmente os da Havan e Recanto do Sol, e que necessitam das intervenções impostas.

Aos jornalistas Jonathan Cavalcante e Newton Rodrigues, o prefeito também comentou sobre o trecho mais problemático para a empresa: a entrada da Igrejinha, na altura do Posto Presidente, na BR-060.

“Lá é chamado de ponto cego. Em todo o trecho da concessão da Triunfo Concebra, é o trecho que mais tem acidentes. E não tem uma intervenção, não tem uma barreira eletrônica, não tem uma pista de desaceleração. Não tem nenhuma intervenção para que possa diminuir todos aqueles acidentes que tem praticamente todos os dias. Isso é uma vergonha, é um absurdo.”

Trevo da Havan, que marca o fim da concessão da Ecovias do Araguaia e dá início ao da Concebra, foi alvo de críticas do prefeito (Foto: Youtube/Vem de Carona)

Comparativo

Ainda em sua entrevista, Márcio Corrêa realizou um comparativo entre as duas concessionárias que operam as rodovias que cortam a cidade. Ele citou que a Ecovias do Araguaia, responsável pela BR-153 desde 2021, vem cumprindo as obrigações, diferentemente da Concebra, que gere a BR-060 há mais de uma década.

Visitas em Brasília

Para buscar elucidar a situação, a gestão municipal vai intervir nos trevos citados, buscando melhorar o fluxo de veículos nos locais. Além disso, Corrêa espera o fim do recesso em Brasília para angariar recursos para intervenções mais robustas nos locais. Assim como também para entender a situação em que se encontra o processo de relicitação da BR-060.

Além disso, fica a cobrança para os deputados eleitos por Anápolis, realizada pela Rádio São Francisco em 2023. Na ocasião, apenas o estadual Amilton Filho (MDB) prestou resposta sobre o assunto e a má prestação dos serviços da Triunfo Concebra.

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