Embora as chuvas tenham dado um sossego momentâneo, a tendência é que elas retornem com força total e afetem a distribuição de energia elétrica em Anápolis. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiram alerta para tempestades na cidade e em várias outras do estado. As precipitações, a princípio, devem atingir volume de 80 milímetros por dia e ventos de 70 km/h, com possibilidade de deixar bairros e regiões sem energia.
A Equatorial também alertou sobre o risco de quedas de galhos sobre a rede elétrica e outros incidentes que podem causar falhas no abastecimento. O Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária apresentou orientações à população para reduzir riscos e minimizar os impactos caso as tempestades ocorram com a intensidade prevista. Confira as orientações:
• Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar danos causados por oscilações ou surtos de energia;
• Durante temporais, evite o uso de equipamentos elétricos e telefones com fio, que podem oferecer risco em caso de descargas elétricas;
• Mantenha distância de árvores, estruturas metálicas em áreas abertas e materiais como cercas de arame, que podem conduzir eletricidade.
A concessionária orienta que, em caso de falta de energia elétrica em Anápolis, os moradores devem registrar as ocorrências nos canais de atendimento da Equatorial. Segundo a empresa, essa ação é fundamental para monitorar e identificar as áreas mais impactadas durante tempestades intensa
Previsão do tempo para Anápolis
De acordo com a plataforma Climatempo, as pancadas de chuva devem iniciar já nesta quarta-feira (4) à tarde e seguir até à noite. Já para quinta (5), a previsão é de que precipitações comecem pela manhã e ganhem maior intensidade por volta das 14 horas.