As inscrições para a 2ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), o ‘Enem dos Concursos’, começaram nesta quarta-feira (2). Os interessados terão até as 23h59 do dia 20 de julho para se inscrever exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame.
A taxa de inscrição é de R$ 70 para todos os cargos, tanto de nível médio quanto superior. O pagamento poderá ser feito até o dia 21 de julho, com o registro do participante só sendo validado após a confirmação da taxa.
Enquanto o prazo para solicitar a isenção da taxa vai até 8 de julho, com possibilidade para inscritos no CadÚnico, doadores de medula, bolsistas do Prouni e beneficiários do Fies.
Contudo, a destinação das vagas no CNU seguirá a seguinte parcela de cotas: 25% das vagas são destinadas a pessoas negras, 5% a pessoas com deficiência, 3% a indígenas e 2% a quilombolas. Os demais 65% são para ampla concorrência.
Além disso, uma nova medida de equidade de gênero garante que a quantidade de homens e mulheres convocados para a segunda etapa seja equivalente.
Mais de 3 mil vagas no Concurso Nacional Unificado
Nesta edição, o CNU ofertará 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos federais. Os candidatos devem escolher um entre nove blocos temáticos e poderão se inscrever em todos os cargos e especialidades daquele grupo.
Ademais, também será necessário preencher um questionário socioeconômico, sem impacto na classificação. As provas objetivas estão marcadas para 5 de outubro, e as discursivas, para 7 de dezembro, e serão aplicadas em 228 municípios de todas as unidades federativas.
Mais informações, por fim, podem ser obtidas no site da FGV ou pelo telefone 0800 591 0452.