Depois de um dia de paralisação total que afetou milhares de usuários, o transporte coletivo de Anápolis voltou a operar normalmente nesta terça-feira (1º). A greve dos motoristas interrompeu 100% da circulação dos ônibus da Urban e causou um verdadeiro colapso na mobilidade urbana.
A paralisação foi motivada por um impasse nas negociações trabalhistas entre a Urban e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Município de Anápolis (SITTRA). O presidente do sindicato, Adair Rodrigues, explicou que a categoria decidiu cruzar os braços de forma espontânea, diante da ausência de respostas às reivindicações apresentadas desde maio.
“Se não fizesse isso aqui, iríamos até dezembro sem nenhuma solução. Pararam todo mundo, espontaneamente”, afirmou o sindicalista, que também pediu desculpas à população pelos transtornos causados. “Quem usa o transporte coletivo também é trabalhador. Que olhem para os motoristas com carinho, porque também dependem disso para levar o pão de cada dia para casa”, completou.
Apesar da crise, uma reunião entre representantes da Urban e do sindicato realizada na tarde de segunda-feira (30) abriu caminho para uma mediação formal no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Portanto, uma nova reunião entre as partes está agendada para as 9h desta terça-feira. A expectativa é que o encontro ajude a destravar as negociações e evite novos episódios de paralisação.
Reivindicações dos motoristas da Urban em Anápolis
A categoria cobra, entre outros pontos, a reposição salarial referente à data-base de 1º de junho, além de aumento no valor do auxílio-alimentação e outras cláusulas sociais. A Urban, a princípio, divulgou uma nota afirmando que qualquer reajuste salarial dependeria de providências prévias da Prefeitura Municipal. Ademais, a empresa e a gestão municipal também se reuniram na segunda.
Enquanto isso, o serviço foi retomado normalmente desde as primeiras horas desta terça-feira, como acompanhou o repórter Jonathan Cavalcante. A cidade volta à rotina, mas o clima é de atenção, à espera dos desdobramentos no TRT.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Rádio São Francisco 97.7 FM (@saofrancisco97fm)