ANÁPOLIS GOIÁS
SÃO FRANCISCO NEWS
Atualizado em 19/02/2025 - 17:36
foto da fachada da upa alair mafra, na vila esperança, em anápolis
UPA Alair Mafra, na Vila Esperança, será reformada após a reabertura de outras unidades de saúde em Anápolis (Foto: Samih Zakzak/Rádio São Francisco)

A situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alair Mafra, na Vila Esperança, tem gerado movimentações na gestão municipal. Em entrevista exclusiva ao repórter Jonathan Cavalcante, a secretária de Saúde Eliane Pereira detalhou qual será o futuro da unidade, que tem sido alvo de críticas tanto da população quanto de outros setores de Anápolis.

Conforme Eliane explica, uma reforma está prevista para a unidade, mas depende de uma série de fatores para acontecer. Primeiro, há a necessidade da reabertura da UPA da Mulher, agora UPA Central de Anápolis, e do Hospital Georges Hajjar para que os atendimentos na Vila Esperança sejam realocados. Além disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Leblon também receberá pacientes transferidos.

“Assim que tivermos essas estruturas funcionando, iniciaremos imediatamente a reforma da Vila Esperança, que é uma unidade grande e deve retornar com toda a estrutura necessária para atender a nossa população com qualidade”, frisa a secretária de Saúde de Anápolis.

Para a reforma da UPA, no entanto, o prefeito Márcio Corrêa (PL) relatou estar buscando parcerias com a iniciativa privada. Esse seria o último passo para a revitalização da unidade de saúde, cujo anúncio deve ocorrer em breve pela gestão municipal.

Em diversas oportunidades, o chefe do Executivo destacou a necessidade de reformar e reconstruir o local. Durante sua posse, em 1º de janeiro, Corrêa classificou a UPA Alair Mafra como “inviável”, já cogitando uma paralisação na época.

Para os usuários do Sistema Único de Saúde, a estrutura aquém e longe do ideal não escapava dos comentários. Inclusive, um paciente que esteve na UPA da Vila Esperança registrou manchas de sangue nas cadeiras da unidade de saúde.

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem