Em tempos de proliferação de notícias falsas e questionamentos quanto à credibilidade das mídias, o rádio se sobressai como o meio de comunicação mais confiável para o público adulto. Dados do Katz Radio Group mostram que 79% dos adultos nos Estados Unidos classificam as ondas do rádio como “muito confiável”, superando os jornais impressos e mantendo uma vantagem de 16% sobre a televisão.
No Brasil, o cenário não é diferente. O estudo Inside Audio 2024, realizado pela Kantar IBOPE Media, confirma que o rádio alcança 79% da população brasileira, com ouvintes dedicando, em média, 3 horas e 55 minutos diários ao meio. A pesquisa também destaca que 58% dos brasileiros confiam no rádio para se manterem informados, e 50% consideram as informações veiculadas como confiáveis.
Décadas de credibilidade
Outra pesquisa, desta vez da Morning Consult, reforça o cenário de confiança no rádio. Os dados apontam que 63% dos adultos nos EUA confiam no rádio, superando os jornais (60%) e as mídias sociais (45%). Esses resultados refletem a estabilidade da mídia sonora como fonte confiável de informações, contrastando com as flutuações de confiança em outras mídias.
“O rádio construiu sua credibilidade ao longo de décadas, mantendo-se como uma voz constante e presente na vida das pessoas, especialmente em momentos de crise ou emergência”, explica Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media.

Rádio: uma voz plural
O papel único do rádio como voz das comunidades locais reforça essa credibilidade. A pesquisa brasileira da Kantar aponta que 69% dos ouvintes apreciam o meio por fornecer informações sobre suas cidades, e 77% reconhecem sua agilidade.
Eficácia publicitária
A confiança depositada no rádio se traduz diretamente em resultados para os anunciantes. Segundo o estudo Inside Audio 2024, no primeiro semestre deste ano, o mercado brasileiro veiculou mais de 1 milhão de minutos de publicidade no rádio, com 83% dos ouvintes relatando terem sido impactados por campanhas ou ações publicitárias em algum formato de áudio.
O poder de conversão do meio é notável: 38% dos que ouviram propaganda em áudio já compraram ou pesquisaram o produto ou serviço divulgado. Além disso, 57% apreciam o formato das propagandas apresentadas nas emissoras de rádio e plataformas de streaming, e 55% afirmam prestar atenção nas mensagens publicitárias.
“É rápido e eficaz. É possível inserir marca, produto ou serviço na programação com agilidade. Nosso time é capaz de identificar necessidade, perfil e público consumidor e planejar a mídia de forma imediata. Os resultados independem do porte, se pequeno comerciante ou grande varejista”, garante Alex Arruda, gerente comercial da Rádios de Resultado (RDR) — marca comercial da Fundação Frei João Batista Vogel.
Rádios mais ouvidas de Anápolis
De acordo com pesquisa do Instituto Voga Brasil, 70,1% dos anapolinos escutam rádio, e a São Francisco é a emissora mais ouvida de Anápolis. Desse percentual, 19.2% preferem a 97.7 FM enquanto 15.6%, a 96 FM. Dessa forma, as emissoras são, respectivamente, a primeira e a segunda rádios mais ouvidas da cidade.