ANÁPOLIS GOIÁS
MADRUGADA SERTANEJA
Atualizado em 24/03/2025 - 18:08
rádios São Francisco e 96 FM são as emissoras mais ouvidas de Anápolis
Pesquisa Voga Brasil atesta que as rádios São Francisco e 96 FM são as emissoras mais ouvidas de Anápolis (Foto: Divulgação/FFJBV)

Em tempos de proliferação de notícias falsas e questionamentos quanto à credibilidade das mídias, o rádio se sobressai como o meio de comunicação mais confiável para o público adulto. Dados do Katz Radio Group mostram que 79% dos adultos nos Estados Unidos classificam as ondas do rádio como “muito confiável”, superando os jornais impressos e mantendo uma vantagem de 16% sobre a televisão.

No Brasil, o cenário não é diferente. O estudo Inside Audio 2024, realizado pela Kantar IBOPE Media, confirma que o rádio alcança 79% da população brasileira, com ouvintes dedicando, em média, 3 horas e 55 minutos diários ao meio. A pesquisa também destaca que 58% dos brasileiros confiam no rádio para se manterem informados, e 50% consideram as informações veiculadas como confiáveis.

Décadas de credibilidade

Outra pesquisa, desta vez da Morning Consult, reforça o cenário de confiança no rádio. Os dados apontam que 63% dos adultos nos EUA confiam no rádio, superando os jornais (60%) e as mídias sociais (45%). Esses resultados refletem a estabilidade da mídia sonora como fonte confiável de informações, contrastando com as flutuações de confiança em outras mídias.

“O rádio construiu sua credibilidade ao longo de décadas, mantendo-se como uma voz constante e presente na vida das pessoas, especialmente em momentos de crise ou emergência”, explica Adriana Favaro, vice-presidente comercial da Kantar IBOPE Media.

"Disponibilidade mental" dos ouvintes de rádio é 13% maior. (Foto: Reprodução / Freepik)
“Disponibilidade mental” dos ouvintes de rádio é 13% maior. (Foto: Reprodução / Freepik)

Rádio: uma voz plural

O papel único do rádio como voz das comunidades locais reforça essa credibilidade. A pesquisa brasileira da Kantar aponta que 69% dos ouvintes apreciam o meio por fornecer informações sobre suas cidades, e 77% reconhecem sua agilidade.

Eficácia publicitária

A confiança depositada no rádio se traduz diretamente em resultados para os anunciantes. Segundo o estudo Inside Audio 2024, no primeiro semestre deste ano, o mercado brasileiro veiculou mais de 1 milhão de minutos de publicidade no rádio, com 83% dos ouvintes relatando terem sido impactados por campanhas ou ações publicitárias em algum formato de áudio.

O poder de conversão do meio é notável: 38% dos que ouviram propaganda em áudio já compraram ou pesquisaram o produto ou serviço divulgado. Além disso, 57% apreciam o formato das propagandas apresentadas nas emissoras de rádio e plataformas de streaming, e 55% afirmam prestar atenção nas mensagens publicitárias.

“É rápido e eficaz. É possível inserir marca, produto ou serviço na programação com agilidade. Nosso time é capaz de identificar necessidade, perfil e público consumidor e planejar a mídia de forma imediata. Os resultados independem do porte, se pequeno comerciante ou grande varejista”, garante Alex Arruda, gerente comercial da Rádios de Resultado (RDR) — marca comercial da Fundação Frei João Batista Vogel.

Rádios mais ouvidas de Anápolis

De acordo com pesquisa do Instituto Voga Brasil, 70,1% dos anapolinos escutam rádio, e a São Francisco é a emissora mais ouvida de Anápolis. Desse percentual, 19.2% preferem a 97.7 FM enquanto 15.6%, a 96 FM. Dessa forma, as emissoras são, respectivamente, a primeira e a segunda rádios mais ouvidas da cidade.

Leia mais:

Rádio atinge 79% da população e reforça sua importância na rotina dos brasileiros, diz estudo Kantar IBOPE Media

Compartilhe este conteúdo

Você tem WhatsApp? Entre no grupo da Rádio São Francisco e receba as principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem