Quatro homens, que haviam se perdido no Parque Estadual da Terra Ronca, entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, foram encontrados no final da manhã desta segunda-feira (1º). O grupo entrou em uma das cavernas da reserva por volta das 14 horas deste domingo (31), sem o acompanhamento de um guia e contando apenas com as lanternas dos celulares para iluminar o caminho.
O desaparecimento do grupo foi constatado quando a namorada de um dos turistas notou que já havia anoitecido, mas eles não retornaram ao ponto de partida como combinado. Ela então notificou as autoridades.
Às 19 horas, a 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, em Posse, foi acionada para salvar os turistas perdidos. Uma equipe composta por bombeiros, auxiliados por guias locais, realizou buscas intensivas na caverna e nas áreas adjacentes até a meia-noite, sem sucesso.
As operações foram retomadas às 5 horas da manhã desta segunda-feira, (1º) e os quatro turistas foram localizados no fim da manhã.
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) que não é permitido explorar a caverna sem guias. Segundo o governo, os turistas são:
- Alípio Serra Neto, de 62 anos;
- Victor Gabriel Alves e Silva, de 24 anos;
- Danilo Maia Barcelos, que não teve a idade divulgada;
- Gustavo Pereira Leite, que não teve a idade divulgada.
Parque da Terra Ronca
O Parque Estadual da Terra Ronca tem cerca de 57 mil hectares, onde estão distribuídas mais de 200 cavernas já catalogadas. Apenas cinco delas são abertas à visitação turística: Lapa de Terra Ronca I, Lapa de Terra Ronca II, Caverna São Mateus, Caverna São Bernardo e Lapa Angélica.
Além das cavernas, há duas cachoeiras e um pequeno povoado no centro do parque. Para aproveitar a beleza natural do local, é obrigatório estar acompanhado de um guia turístico. Animais domésticos não são permitidos nas cavernas.