Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor para participar das eleições gerais em outubro deste ano. O prazo marca a conclusão do cadastro da Justiça Eleitoral para tornar apto todo o eleitorado. O atendimento pode ser realizado de forma presencial nos cartórios eleitorais ou on-line pelo site oficial do TRE. Em Anápolis, o cartório do bairro Maracananzinho realiza os atendimentos.
Para resolver a pendência é necessário apresentar o CPF. Caso o cidadão opte pelo meio virtual, pode ser exigido foto de outros documentos como frente e verso do RG e comprovante de endereço. Caso a pendência não seja regularizada, o cidadão fica impedido de votar nas eleições deste ano.
O prazo também é válido para quem desejar transferir de domicílio eleitoral, que afeta diretamente o local de votação. A mudança também proporciona a travestis e transsexuais a alteração de nome social e idosos que necessitam migrar para um local de votação mais específico.
A participação nas eleições é obrigatória para pessoas com idade entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos. Neste ano, os brasileiros vão às urnas no dia 2 de outubro.
Cargos disputados:
Presidente da República;
Governadores;
Senadores;
Deputados Federais;
Deputados Estaduais; e
Distritais.