O Papa Leão XIV anunciou, na quinta-feira (22) as primeiras mudanças nas dioceses do Brasil desde o início de seu pontificado. As decisões incluem a nomeação de um bispo para a Diocese de Ituiutaba (MG) e a elevação da Diocese de São José do Rio Preto (SP) à categoria de Arquidiocese, além da designação de seu primeiro arcebispo.
Dom Valter Magno de Carvalho assume a Diocese de Ituiutaba após quatro anos na Arquidiocese de Salvador, onde atuava como bispo auxiliar. A nomeação foi anunciada oficialmente pelo cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo da capital baiana. “A missão de um bispo é sempre motivo de gratidão a Deus. Essa notícia tem importância especial para a nossa Arquidiocese”, afirmou ao ler o comunicado da Nunciatura Apostólica.
O novo bispo de Ituiutaba foi nomeado auxiliar em 2020 e ordenado em fevereiro de 2021. Contudo, durante sua missão em Salvador, destacou-se pela atuação junto às juventudes, comunidades periféricas e pastorais sociais. “Estão gravados em meu coração nomes, atitudes e olhares de irmãos e irmãs que vivem o amor a Deus, servindo aos outros”, disse em mensagem de despedida.
Arquidiocese de São José do Rio Preto
Outra mudança significativa promovida no país foi a elevação da Diocese de São José do Rio Preto (SP) à condição de Arquidiocese. O atual bispo, Dom Antônio Emídio Vilar, foi nomeado o primeiro arcebispo da circunscrição eclesiástica. Ele receberá o pálio, símbolo do arcebispado, diretamente das mãos do Papa, durante missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 29 de junho.
Nomeação histórica na Cúria pelo Papa Leão XIV
Além das mudanças no Brasil, o Papa Leão XIV fez uma nomeação inédita na Cúria Romana. A Irmã Tiziana Merletti foi designada secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.