Travada em 2025, a obra do viaduto do Recanto do Sol será retomada na próxima segunda-feira (24), conforme anúncio do prefeito Márcio Corrêa (PL). Em vídeo publicado em suas redes sociais nesta quinta-feira (20), ele destacou a modificação no principal gargalo do trânsito de Anápolis como “prioridade” e assegurou até prazo para sua conclusão: julho deste ano, mês em que a cidade completa 118 anos. Os trabalhos no local estão estagnados desde o início de janeiro, após a suspensão das obras em andamento para auditoria por parte da gestão.
“Depois de um trabalho sério de auditoria para identificar os problemas do passado, chegou a hora de virar a página e começar a resolver os gargalos no trânsito da nossa cidade”, destacou em sua publicação.
Corrêa se reuniu com representantes da Mobicon, responsável pela obra de custo estimado em R$ 22 milhões, e elogiou a empreiteira. “A empresa mostrou toda sua estrutura, capacidade de trabalho, capacidade de entregar a obra com qualidade”. O prefeito ressaltou ainda que “foi fiscalizada, foi auditada”.
Durante o vídeo, o prefeito municipal frisou também problemas na obra que serão resolvidos até a conclusão em julho. Uma parte de um condomínio de luxo próximo terá de ser desapropriada, por exemplo. Dados de dezembro apontam que a execução da intervenção no viaduto do Recanto do Sol, iniciada em março de 2024, está acima de 80%.
Incluída dentro do programa Anápolis Investe, a obra do novo viaduto tinha previsão de ser entregue pela antiga gestão em dezembro último.
Desafogo no trânsito
Durante os primeiros meses de mandato, a gestão de Corrêa tem dado enfoque no viaduto do Recanto do Sol, ponto de maior dor de cabeça para os motoristas em Anápolis nos horários de pico. A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte, inclusive, realiza ações no local visando melhorar o fluxo. Embora o tempo de congestionamento tenha sido reduzido, a conclusão da obra seria a “cereja do bolo” para mitigar os problemas no trevo.
Quando concluída, moradores poderão acessar ou sair do Recanto do Sol por uma pista de mão dupla no Residencial Flor do Cerrado, passando pelo viaduto que vai cortar a BR-153 saindo do outro lado, no fundo do Condomínio Grand Trianon. De lá, uma pista dupla faz ligação com a Avenida Brasil Norte.
Conforme divulgado no início da obra, ela deve contribuir para reduzir o fluxo no viaduto principal do Recanto do Sol em cerca de 30%. Ao menos 60 mil moradores da região devem ser beneficiados com essa obra viária.