Clientes que solicitarem ligação de água após o dia 4 de junho deste ano precisarão comprar e instalar apenas a caixa padrão. Então, o kit de ligação de água e os demais materiais ficarão sob responsabilidade da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago). O comunicado emitido pela companhia nesta segunda-feira (8) informa também que não haverá mudanças ou custos adicionais para quem já possua o padrão instalado.
No antigo sistema, cabia aos clientes a compra e instalação do padrão de ligação de água, que é composto por kit cavalete, caixa de proteção e registro para uso interno, com a exigência de que o kit cavalete e a caixa de proteção deveriam ser de marcas aprovadas pela Saneago.
Período de transição
Em 2023, a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e a Agência de Regulação de Goiânia (AR) aprovaram novas diretrizes de ligação de água. As resoluções 205/2023 e 019/2023 estabelecem um novo padrão, com materiais e modelo diferentes do atual, para ser utilizado nas novas ligações de água atendidas pela Saneago.
Foi também estabelecido um período de transição com duração de um ano, que se iniciou em 5 de junho de 2023 e vai até 4 de junho de 2024. Neste prazo tanto o antigo padrão quanto o novo são aceitos. Conforme a Saneago, o usuário que optar pelo padrão antigo e fizer a compra e instalação tanto da Caixa Padrão como do kit cavalete, poderá solicitar o ressarcimento do valor pago pelo kit cavalete.
Melhorias
Entre as novas especificações, está o uso de matérias-primas como PVC e Policarbonato com proteção contra raios solares, trazendo mais durabilidade ao material.