Uma das pastas com maior movimentação por parte da nova gestão de Anápolis é a Educação. Nos primeiros meses de mandato, o prefeito Márcio Corrêa (PL) anunciou o aumento de vagas nas creches da cidade e, por consequência, promoveu o chamamento de professores e processo seletivo para cuidadores na rede.
Em entrevista ao São Francisco News desta terça-feira (8), o médico e analista político Elias Hanna comentou sobre o tema. Em sua visão, os 100 dias iniciais da gestão Corrêa (PL) ainda não garantem um espaço amostral para apontar erros ou erros. De antemão, ele frisou que a pasta acumula desafios maiores pela frente, frutos da última gestão, como o material didático dos estudantes da rede municipal.
“Nesses primeiros 100 dias, não se conserta a educação. […] Antigamente um aluno da rede tinha seis, oito, dez livros adotados durante o ano letivo. Na gestão passada, ele passou a ter um, no máximo, dois livros adotados. Então, isso vai gerar um impacto que a gente não está enxergando agora, mas vai ter que enxergar lá na frente”, comentou. Ele cita a antiga gestão por optar por material próprio na educação, a priori dos fornecidos pela União, distribuídos pelo governo federal.
Discrepância
“É preciso estudar e ver isso, aí eu coloco como responsabilidade para a secretária rever essa questão. Por exemplo, Anápolis está entre os 100 maiores municípios brasileiros, tanto em população e também, digamos assim, imaginariamente um PIB entre essas 100 cidades. Anápolis ocupa a posição dois mil e pouco em educação. Isso é vergonhoso para a gente”. Segundo dados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o município ocupa as posições 1858º, nos primeiros anos do ensino fundamental, e 544º, nos anos finais.
“É culpa do governo atual? Não tem a mínima chance de ser culpa quem assumiu agora, até porque os dados são referentes a 2023”, argumentou ao repórter Jonathan Cavalcante.
Complementando seu argumento, Hanna reiterou o grande desafio da secretária Adriana Rocha para os próximos anos, principalmente em evitar maior distância de aprendizado entre estudantes da rede pública e particular. “O que não pode é o aluno da rede privada ter acesso a todos os livros necessários e possíveis e o aluno da rede pública ter acesso a dois livros durante um ano. Isso vai aprofundar ainda mais a diferença de classes”.
100 dias de gestão Márcio Corrêa
O marco dos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Márcio Corrêa (PL) é tema central no jornalismo das rádios São Francisco 97,7 FM e 96 FM durante a semana. Mantendo o compromisso com a informação confiável e de qualidade, o departamento promove uma série de reportagens especiais e debates com foco nas principais ações da atual administração, além dos desafios que ainda estão por vir.
Márcio Corrêa completa cem dias à frente da Prefeitura de Anápolis na próxima quinta-feira, 10 de abril. Com isso, temas como saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura estarão no centro das discussões.