ANÁPOLIS GOIÁS
SHOW DA SÃO FRANCISCO
Atualizado em 10/06/2025 - 8:41
foto de azeite sendo despejado em vasilhame
Proibições vão desde falta de regularização até fraudes (Foto: Reprodução)

Depois da proibição de novas marcas de azeites na última semana, a lista da Anvisa segue aumentando. Até o momento, 17 foram barradas por irregularidades desde o início do ano pela Agência e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Dessas, 12 foram desclassificadas por fraude – contendo outros óleos vegetais em sua composição – e cinco foram barradas por irregularidades nos registros, incluindo origem desconhecida.

Na última sexta-feira (6), três novas marcas foram incluídas na lista de proibições: Serrano, Málaga e Campo Ourique, somando-se a Santorini e La Ventosa, já vetadas anteriormente. Entre os produtos desclassificados estão nomes como Santa Lucía, Villa Glória, Alcobaça e Casa do Azeite, todos acusados de adulteração.

A Anvisa alerta que os consumidores não devem utilizar esses azeites, já que sua composição e procedência não são seguras. “Foi detectada a presença de outros óleos vegetais, o que caracteriza fraude”, afirma o comunicado.

Estabelecimentos que continuarem vendendo os produtos podem ser multados e responsabilizados.

O que fazer se você comprou algum deles?

O Mapa recomenda interromper o uso imediatamente e solicitar a substituição ou reembolso no local da compra, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Denúncias podem ser feitas via Fala.BR., informando o local de venda.

A Anvisa também orienta verificar cuidadosamente os rótulos, pois fraudadores podem usar nomes semelhantes a marcas conhecidas.

Lista completa de azeites proibidos ou desclassificados no Brasil (2025)

Marca Lote(s) afetado(s) Empresa responsável Irregularidade
Santa Lucía SL1126 Comercial Alimentícia e Importadora Capital Mineira LTDA Produto desclassificado (fraude por mistura com outros óleos)
Villa Glória Todos os lotes Veodoro do Brasil LTDA Produto desclassificado
Alcobaça 7653D7 Ciepa Comercial LTDA Produto desclassificado
Terra de Olivos 387F231 Metais Alviverde Comércio e Distribuidora LTDA Produto desclassificado
Casa do Azeite Todos os lotes Distrifort Import Export e Distribuição LTDA Produto desclassificado
Terrasa Todos os lotes Distrifort Import Export e Distribuição LTDA Produto desclassificado
Castelo de Viana Todos os lotes Belo Porto Indústria de Alimentos LTDA Produto desclassificado
San Martín Todos os lotes Distrifort Import Export e Distribuição LTDA Produto desclassificado
Quintas D’Oliveira Irregularidade na composição
Alonso Irregularidade na composição
Escarpas de Oliveira Irregularidade na composição
Almazara Irregularidade na composição
Santorini CNPJ irregular (origem desconhecida)
La Ventosa CNPJ irregular (origem desconhecida)
Serrano Intralogística Distribuidora Concept LTDA Proibido por irregularidades
Málaga Cunha Importação e Exportação LTDA Proibido por irregularidades
Campo Ourique JJ Comercial de Alimentos Limitada Proibido por irregularidades

Algumas marcas não tiveram lotes especificados porque a proibição abrange toda a linha do produto. Consumidores que possuírem qualquer um desses azeites devem interromper o uso e buscar reparação junto ao local de compra.

Tags

PUBLICIDADE
Whatsapp
Enviar mensagem
plugins premium WordPress