Quem passou pelo eixo principal do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), durante a manhã deste sábado (14), viu uma “família” diferente por lá: uma mula, um burro e dois pôneis. Os animais estavam soltos e caminhavam na GO-330 sem maiores preocupações, embora o trânsito estivesse agitado durante o horário de passeio dos equinos.
A reportagem do programa São Francisco News esteve presente e constatou que os animais não tinham sinais de maus tratos, aparentando possuírem dono ou tutor. Segundo o repórter Victor Santos, porém, não foi possível identificar alguém tomando conta do quarteto do galope enquanto os animais perambulavam e pastavam pelos canteiros.
Sem a presença de um tutor, os animais transitavam sem controle pela via principal do Daia, conforme mostra vídeo captado no local. Os carros que passavam no momento, inclusive, reduzem a velocidade para evitar que o passeio se transforme em acidente. Outros até freiam completamente, buscando não serem pegos de surpresa pelos movimentos dos equinos.
Infração grave
Vale ressaltar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), animais não podem permanecer em via pública sem a presença de um guia. É consenso no Direito brasileiro que o dono do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros.
Percebe-se que os animais não podem permanecer sozinhos na via pública sem cuidados por parte de um guia e o Código de Trânsito ainda determina como eles devem circular para que não imponham nenhum risco à segurança.
Portanto, caso houvesse algum acidente por conta da família pocotó, o tutor dos equinos teria de ser identificado e responsabilizado.
Leia mais:
Cavalo morre e homem tem dedo amputado após grave acidente com carro em Anápolis; veja imagens