Um novo golpe tem vitimado a população de Anápolis que busca pagar a 2ª via de faturas da Saneago recentemente. A Agência Reguladora do Município (ARM) está recebendo denúncias de moradores da cidade que caíram no crime. A autarquia notificou o recebimento de dois tipos diferentes de ações por parte dos golpistas.
No primeiro, pessoas se dirigem até endereços específicos e cortam o fornecimento de água. Aos moradores das residências, eles explicam como regularizar a pendência, já os encaminhando para sites fraudulentos para acessar os boletos em atraso. Os golpistas, inclusive, relatam o valor exato do débito dos usuários do serviço, garantindo maior confiabilidade ao crime.
Já na outra situação, o usuário acaba induzido ao erro. Afinal, uma vez que digitam “Saneago 2 Via” no navegador de internet, o primeiro link que aparece já encaminha para o site falso. Lá, os moradores conseguem emitir o boleto no valor da conta original e utilizando do número correto da conta do usuário.
A aposentada Neuzeli contou, em entrevista ao repórter Jonathan Cavalcante, que a filha acabou caindo no golpe online ao tentar pagar a fatura de dezembro da Saneago, por meio da 2ª via. O pagamento ocorreu tranquilamente, porém ao receber o próximo boleto veio a surpresa: “veio uma cláusula embaixo que constava débito de R$ 400 e tanto, que estava somado com o que vai vencer.”
Imediatamente, a senhora buscou contato com a estatal e o atendente confirmou que ambas foram vítimas do crime. “Não identificou [o pagamento]. Falou que caímos em um golpe.”
Suposto vazamento de dados
“A fraude é muito bem elaborada e não tem como essa fraude ser tão bem elaborada sem o acesso ao banco de dados da Saneago”, indagou Robson Torres, presidente da ARM, levantando a hipótese de vazamento de informações do site da concessionária. Afinal, os golpistas detêm valores dos débitos, números de conta e até o CPF dos usuários em um dos casos, segundo Torres.
Os detalhes perfeccionistas no site, agora, intrigam quem foi vítima do crime. “Por isso que ela caiu, porque é perfeito. Então, como assim? É tão perfeito assim copiar o site? A Saneago está deixando vazar informações dos clientes? Não tem segurança esse site deles?”, questionou Neuzeli.
Segundo Torres, a autarquia vai acionar o Ministério Público de Goiás (MPGO) para avaliar a fragilidade do sistema da Saneago. Além disso, buscou a concessionária para que atue para tirar os sites fraudulentos do ar.
Por meio de nota enviada à Rádio São Francisco, a concessionária afirmou que “diferentemente do que está pontuado na demanda, não há qualquer indício de vazamento de dados”.
Cuidados para não cair no golpe
O presidente da ARM afirma que a melhor maneira de evitar ser vítima da fraude é colocar tais faturas em débito automático. Outra opção, ademais, é confirmar que o site acessado é o oficial da concessionária, que é o www.saneago.com.br.
Também é importante garantir que o pagamento está sendo enviado para o destinatário certo, cujo nome deve ser SANEAMENTO DE GOIÁS S/A – SANEAGO, com o CNPJ 01.616.929/0001-02. “Se a pessoa quiser verificar a veracidade, não é difícil. Mas tem que ter certo conhecimento.”
A ARM solicita que as vítimas denunciem o golpe da 2ª via da fatura da Saneago através da Ouvidoria, pelo telefone (62) 9 9683-9076.
Leia mais:
Por problemas em Anápolis, Agência Reguladora multa Saneago em quase R$ 1 milhão