Moradores de Anápolis têm reclamado constantemente do abastecimento de água na cidade fornecido pela Saneago. Nos últimos dias, o programa São Francisco News recebeu dezenas de denúncias sobre a coloração da água que tem saído das torneiras em vários bairros. Muitas críticas, inclusive, pontuam que a situação perdura há dias.
Entre os setores do município afetados estão inclusos: Recanto do Sol, Jundiaí, Jardim Nações Unidas, Adriana Parque, Aldeia dos Sonhos, Residencial América, Jardim Europa, Antônio Fernandes e Lapa. O número de bairros com o problema pode ser maior, já que foram citados apenas os que tiveram reclamações de moradores junto à Rádio São Francisco FM.
Conforme citam, a principal crítica é com relação a cor terrosa da água e a impossibilidade de usar o abastecimento para atividades cotidianas, como lavar roupas. “A roupa sai toda manchada. Em vez de limpar, suja mais”, diz Maria Helena, do Recanto do Sol.
Uma das ouvintes, do bairro Jundiaí, comenta sobre uma solução improvisada para poder utilizar a água: um funil com um chumaço de algodão. Ela cita ainda o descaso da Saneago perante o problema: “Eles não entendem que a sua própria família está tomando água suja, trazendo doenças à população”.
“Fui abrir a torneira da minha casa para escovar os dentes, lavar o rosto. E quase tive que comprar água para fazer essa higienização. A água saiu amarelinha“, relata Junior César, morador do Jardim Nações Unidas, região Sudoeste da cidade.
Outro ponto abordado nas denúncias é que não se pode deixar a água turva parada na tubulação. Afinal, a sujeira e barro presentes acabam se acumulando nos canos, podendo resultar no entupimento e, até mesmo, dano às conexões.
Nota da Saneago
Por meio de nota, a concessionária afirmou que está buscando soluções para tratar o abastecimento. Além disso, a Saneago solicitou que quem estiver tendo problemas com a coloração da água em Anápolis deve entrar em contato para registrar a ocorrência. Abaixo, leia o texto na íntegra.
A Saneago informa que está executando ações para normalizar a coloração da água e intensificará as descargas de rede nesta região.
A Companhia explica que, para normalizar a coloração da água, as ações precisam ocorrer nas proximidades do ramal do cliente. Por isso, é fundamental que o cliente entre em contato com a Companhia, pelo número 0800 645 0115, e informe o endereço completo, para que uma equipe seja encaminhada ao local exato da reclamação.
Leia mais: